Blog Universo EAD

Plano de Carreira: como fazer e colocar em prática?

Written by Universo EAD | Nov 14, 2019 5:57:00 PM

Você já parou para pensar aonde quer chegar daqui a cinco, dez, quinze anos? Se a sua resposta foi não, está na hora de repensar a sua estratégia! E se você pensou, “sim, eu sei que quero crescer profissionalmente”, mas não sabe muito bem quais são os próximos passos para alcançar esse objetivo, também é preciso repensar e estabelecer um Plano de Carreira.

 

O Plano de Carreira nada mais é do que um conjunto de caminhos e metas bem definidos que servem como um guia para o crescimento profissional. Não basta apenas ter ideia do que se deseja, mas sim um planejamento estruturado, que contenha etapas a serem cumpridas.

Ainda existe o pensamento, de que boas empresas para se trabalhar, têm a obrigação de oferecer um Plano de Carreira. Isso era comum a até pouco tempo atrás. Hoje, com a mudança nas formas de se fazer negócios, avanços na Comunicação e Tecnologia, empresas alteram constantemente seus organogramas, o que torna difícil estabelecer um planejamento de ascensão profissional. As Startups são bons exemplos disso.

A tendência atual é que o planejamento de carreira deve ser feito pelo próprio colaborador e compartilhado com seus gestores.

Quais são as etapas de um Plano de Carreira?

Não existe um modelo único para a criação de um Plano de Carreira, o importante é entender em que situação você se encontra, aonde quer chegar e o que precisa para alcançar esse objetivo.

Não é algo difícil, mas exige disciplina e dedicação. Qualquer pessoa pode estabelecer um planejamento profissional, seja autônomo ou colaborador.

Etapa 1: Analise o cenário

Fazer uma autoanálise é o primeiro passo. Reservar tempo para pensar sobre a vida, os anseios, o que você gosta e não gosta; o que você quer manter e o que quer mudar; entender seus pontos fortes e fracos; isso tudo é pré-requisito para estabelecer os objetivos.

Essas respostas são imprescindíveis para você não se frustrar e ter uma carreira que traga além de retorno financeiro, satisfação e realização pessoal. Anote todas elas!

Etapa 2: Defina aonde quer chegar

Ter ciência de quem você é e o que precisa para chegar ao objetivo final, de forma coerente e não fantasiosa, isso faz toda a diferença.

Identifique as habilidades e as competências que precisa desenvolver. Crie uma escada com diversos degraus e determine um prazo para subir cada um. Pesquise sobre o mercado de trabalho, as tendências e as perspectivas da sua área de atuação.

Estabeleça os cursos que precisa fazer para se capacitar e também as mudanças comportamentais que são necessárias. Não basta apenas ter o conhecimento técnico, é preciso uma postura condizente com o que você pretende alcançar. As variáveis comportamentais podem ser tão importantes quanto o conhecimento técnico.

Etapa 3: Invista em conhecimento

Conhecer tudo sobre a sua área de atuação deve estar no seu radar em tempo integral. Para isso, será preciso reservar um momento para leituras diariamente.

Comece fazendo uma pesquisa dos sites e principais publicações dos conteúdos de interesse e faça acompanhamentos periódicos de forma sistematizada. Baixe aplicativos que possam te auxiliar nisso. Esteja sempre atualizado com as notícias do Brasil e do mundo. Escolha bons jornais e sites para se manter informado.

Defina os cursos necessários para se capacitar profissionalmente. Pesquise quais são as pós-graduações disponíveis na sua área e veja qual a ideal para você. Conheça a grade curricular dos cursos de interesse e veja se possuem os conteúdos que vão ao encontro das suas metas. 

Não tenha medo de sair da sua zona de conforto, o quanto antes você se planejar, maiores serão as chances e oportunidades de decolar a sua carreira!

Veja os cursos no Universo EAD e comece a planejar sua carreira profissional.