young-791849_1920

Vale a pena fazer pós-graduação?

Se você pensa em ter uma carreira de sucesso, optar por uma pós-graduação é indispensável para uma ascensão profissional. Isso porque, de modo geral, atualmente as empresas consideram que um profissional que tenha apenas o nível de graduação em seu currículo, ainda está no início da sua trajetória. Decidir que vale a pena fazer pós-graduação significa ter mais chances de evoluir na carreira, alcançar salários mais altos e ocupar posições de liderança.

Ter uma graduação não é mais um diferencial como já foi era há pouco mais de uma década atrás. A facilidade de acesso ao Ensino Superior, seja presencial ou a distância, inflaram o mercado de trabalho com muitos profissionais graduados. Para crescer profissionalmente é preciso ter capacitação, com frequentes atualizações de conhecimentos e experiência na área. É uma via de mão-dupla.

Mas, afinal, vale a pena fazer pós-graduação?

Com o avanço em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias em diversas áreas do conhecimento, quem se formou há alguns anos e não acompanhou de perto as novidades na sua área de atuação, pode ficar vulnerável e abrir lacunas na atuação profissional, o que pode impactar diretamente em seus resultados.

Há áreas em que as mudanças são extremamente rápidas, outras nem tanto. Mas, independente de qual seja a sua área, elas estão todas em constante evolução, o que implica em uma incessante busca de conhecimento para manter-se atualizado.

A pós-graduação traz um caminho de oportunidades, que vai além do conhecimento ministrado pelos professores. Uma especialização possibilita o aprofundamento em conteúdos, que podem não terem sido ministrados na graduação. O pós-graduado, ao concluir o curso, torna-se especialista em um assunto específico e poderá realizar atividades mais complexas e assumir cargos que requerem conhecimentos técnicos avançados. Além disso, a pós-graduação é uma excelente ferramenta para atualização e reciclagem.

Outra vantagem de fazer uma pós-graduação é a possibilidade de expandir o Networking. A especialização possibilita vivenciar dentro de um espaço ideal e oportuno, contato com pessoas de empresas que atuam na mesma área ou outros segmentos, cargos e perfis. É uma valiosa oportunidade para uma troca de experiências, realização de negócios e formação de parcerias.

Os cursos de pós-graduação também apresentam metodologias mais dinâmicas do que as tradicionais. Aulas mais participativas, trabalhos e atividades com maior interação que permitem um aprendizado com foco na prática e na experiência, e agregam valor à formação.

Mas, atenção, antes de definir qual curso fazer, é importante conhecer a diferença entre os tipos de especialização. Entender o que é um MBA e uma pós-graduação, as classificações Lato Senso e Stricto Sensu. Saber o que se quer e qual caminho seguir, é imprescindível para alavancar uma carreira.

Confira os Cursos do Universo EAD e escolha qual o melhor caminho para sua carreira.

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.