Negócios ágeis: tendência que veio para ficar

Negócios ágeis: tendência que veio para ficar

Muito provavelmente você já tenha ouvido falar em métodos ágeis, mas e os negócios ágeis, o que são?

Na prática, os negócios ágeis são aqueles que em sua estrutura têm equipes pequenas, multidisciplinares, inovadoras e com autonomia para resolver problemas e identificar oportunidades.

No geral, o contexto de negócios ágeis está relacionado à agilidade e às práticas inovadoras dentro de sua empresa. Por exemplo, com a gestão ágil de processos, utilizando-se da metodologia ágil e de talentos ágeis.

Para tanto, o conhecimento e o uso das ferramentas ágeis, bem como a utilização do design thinking para a criação de novos produtos de forma rápida e com base em erros e acertos são muito importantes.

Negócios Ágeis

Em negócios ágeis, desburocratização, criatividade e dinamismo são as palavras da vez. Para que os processos, a gestão e os negócios possam ser ágeis, de fato, ciclos curtos e rápidos para testar e validar produtos com os clientes se fazem necessários.

Vale ressaltar que não é tarefa fácil e para que um negócio ágil possa ser implementado, superar os obstáculos e dar autonomia às equipes é imprescindível. A liderança compartilhada e a colaboratividade entre as equipes é de fundamental importância.

Mas, o que é liderança compartilhada e colaboratividade? Para melhor entender sobre o exposto, elas podem ser definidas como uma forma de buscar a participação de toda a equipe, trazendo, aos projetos, o engajamento, a cocriação e a participação de todos em conjunto com os líderes.

Essa é uma tendência que veio para ficar! E quando o assunto é inovação, seja de produtos ou de novos modelos de negócios, os negócios ágeis conseguem sair à frente da concorrência.

Por que isso acontece e como se torna possível? É possível, pois os métodos ou ferramentas ágeis aceleram as etapas de gerenciamento de projetos, seja para novos processos, novos produtos ou novos modelos de negócios.

Metodologias Ágeis

Conforme citado anteriormente, você já deve ter ouvido falar em metodologias ágeis, mas conhece na prática como elas funcionam e saberia implementá-las em sua organização? A demanda por metodologias ágeis nas empresas só tende a crescer, cada vez mais.

São diversas as práticas ágeis que podem ser aplicadas em um negócio ágil ou mesmo em um processo ou um produto. Para cada qual, haverá uma ferramenta ágil mais adequada que poderá ser utilizada.

Algumas das ferramentas ágeis que podem ser aplicadas são: o CANVAS, o KANBAN, o SCRUM, os SPRINTS, o LEAN, o SMART, o Design Thinking, entre tantos outros. Já ouviu falar nelas? Que tal buscar conhecimento e sair à frente de outros profissionais?

As metodologias ágeis são uma alternativa ao modelo tradicional de gestão de negócios, projetos, processos e produtos. Podem ser aplicados para qualquer tipo, ajudando na imprevisibilidade, erros, falhas e incertezas, com entregas por etapas e regulares, e em ciclos frequentes.

As principais características das metodologias ágeis são: processo feito por etapas, colaboração do cliente, adaptabilidade, simplicidade, feedback constante, equipes pequenas e engajamento.

Implementar metodologias ágeis em seu negócio é o primeiro passo para se destacar. Envolver seus líderes e colaboradores em cada projeto te ajudará a ganhar agilidade em cada processo e você estará ganhando posição no mercado da indústria 4.0.

Nesse sentido, uma análise completa de sua empresa e o planejamento estratégico te ajudarão a identificar oportunidades de melhorias e a elaborar um plano de ação para que o seu negócio não fique de fora.

Mas, quais são as vantagens e os benefícios de implementar metodologias ágeis em seu negócio?

São muitos, tais como, possibilita a agilidade e eficiência, entregas constantes, múltiplas e mais assertivas, participação de toda a equipe nos projetos, personalização de produtos, mais qualidade, maior previsão, economia de recursos e mitigação de erros e riscos, alinhamento entre a equipe e os clientes e mais flexibilidade.

Como benefícios indiretos, tem-se a melhoria do clima organizacional, o aumento da credibilidade e confiabilidade da organização no mercado, entre outros.

E mesmo que as vantagens ou benefícios não fossem tantos, mais dinamismo em seu negócio não fará mal, correto? Envolva os seus colaboradores nessa mudança, capacite-os e melhore o desempenho de sua empresa!

Profissionais que atuam com métodos ágeis estão em ascensão e essa é uma área promissora nas profissões do futuro. Já pensou em se tornar um profissional de métodos ágeis? Talentos ágeis estão surgindo e pode ser a sua vez!

Talentos Ágeis

Esse novo perfil de profissional já começa a ser visado e tem sido o perfil mais buscado por grandes empresas e não somente elas. Seja grande, média ou pequena, os talentos ágeis têm sido requisitados para trabalhar em projetos que demandam agilidade e assertividade.

Apreço por novidades, inclusão, empatia e humanização são características que esses profissionais precisam buscar, além das tão faladas, atualmente, competências socioemocionais e habilidades, especialmente de aprendizagem e cognitivas para o mercado do futuro. Portanto, desaprender para reaprender será necessário!

É certo que no futuro (próximo), o modo como trabalhamos hoje não existirá mais. Processos automatizados e inteligência artificial serão a bola da vez e, com isso, os profissionais de todas as áreas precisarão acompanhar essas mudanças em curso.

Importante enfatizar que talento ágil não é aquele que é mais rápido, mas aquele que se adapta mais fácil, que é proativo, flexível e com interesses diversos. Em outras palavras, ele precisa ser multidisciplinar e multitarefas.

Seja para executar pequenos ou grandes projetos, encontrar meios e profissionais que simplifiquem e maximizem processos, é essencial para se ter sucesso.

Mas, e para a criação de um novo empreendimento? Vale também! Para você que é ou deseja se tornar empreendedor, conhecer e aplicar os métodos ágeis vai te ajudar a desenvolver a sua ideia, testá-la e viabilizá-la.

O mundo está mais ágil e porque não você ou mesmo o seu negócio?

Hoje, as mudanças ocorrem de forma muita rápida e a palavra ágil veio para ficar! Acompanhar a evolução da economia, dos negócios e da sociedade, como um todo, é essencial.

Soluções ágeis para um mundo ágil e em constantes mudanças é um grande diferencial!

Quer garantir um diferencial para ter sucesso em um mercado e constante mudança? Conheça nossa pós-graduação em Negócio Ágeis!

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.