Dicas para quem quer ser um profissional de sucesso

6 dicas para quem quer ser um profissional de sucesso

 

Afinal, o que é ser um profissional de sucesso? Todo mundo quer, fala no assunto, mas não existe uma definição exata sobre este conceito que, por ser subjetivo, depende do olhar de cada um sobre o tema.

Para o médico e filósofo alemão Albert Schweitzer, “o sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que faz, você será bem sucedido”.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que você precisa conhecer para atingir o sucesso na sua carreira. Continue lendo:

1- Decida unir o útil ao agradável!

Esta frase é bem comum, mas ela também é muito coerente quando se pensa em ter uma carreira de sucesso. Não basta apenas escolher uma profissão rentável, se você odiar todo dia que precisa levantar para enfrentar um dia inteiro fazendo o que não gosta, provavelmente, não terá sucesso.

Da mesma forma que ao escolher uma profissão que te faz brilhar os olhos é extremamente motivador, mas essa motivação tem grande probabilidade de acabar quando a sua renda não for suficiente para cobrir suas contas, isso também não será o sucesso  que você busca.

Por isso, analise em conjunto, buscando o que te faz feliz e tente conciliar com uma profissão que tenha boas perspectivas de futuro. Faça uma boa análise mercadológica e esteja ciente dos prós e contras de cada profissão.

2- Faça muito bem aquilo que você escolheu como profissão

Independente da profissão escolhida, seja o melhor que puder e não hesite em buscar ajuda, orientação e capacitação para ser muito bom no que faz.

Busque o autoconhecimento e saiba reconhecer quais são suas habilidades e competências. Se você quer ser dentista, por exemplo, mas tem dificuldades em trabalhos manuais, terá que esforçar-se ainda mais para conquistar essa habilidade. 

Identificar seus pontos fortes e potencializá-los, escolhendo uma profissão dentro do seu perfil, faz toda a diferença se o seu objetivo for se tornar um profissional de sucesso.

3- Analise as oportunidades antes de aceitá-las

Em uma entrevista de emprego, não pense que apenas o empregador é quem deve analisar o seu currículo, você também precisa fazer a mesma análise. Identificar o perfil da empresa e compreender se você se encaixa no sistema de trabalho que está sendo oferecido, é uma avaliação que precisa ser considerada.

É claro que nem todas as pessoas estão em condições de recusar um emprego. Na verdade, a maioria não. E se este for o seu caso, tenha em mente que é uma etapa e não tire os olhos do seu alvo, mesmo que em determinados momentos você precise encarar desafios que não estão dentro do planejado. 

Isso faz parte da trajetória profissional, são experiências vivenciadas que, com certeza, irão agregar nas próximas etapas que virão!

4- Meta diária: leitura!

Buscar conhecimento constantemente, sem dúvidas, fará de você um profissional de destaque. Crie o hábito diário de ler tudo o que acontece ao seu redor, na sua cidade, país e no mundo. Seja sobre política, economia, esporte ou conhecimentos gerais, com certeza, essa atitude lhe dará uma visão ampla sobre a vida, o que também trará vantagens na execução do seu trabalho.

5- Planeje sua carreira como um profissional de sucesso!

Coloque no papel onde você quer chegar e o que você precisa fazer para alcançar esses objetivos. É importante ter isso claro em mente, pois isso irá facilitar a tomada de decisão. Quem sabe bem o que se quer e também o que não quer, já tem uma vantagem para alcançar o sucesso profissional.

6- Busque ser emocionalmente inteligente

Controlar a ansiedade, o nervosismo e tantos outros sentimentos bons ou ruins é desafiador. Ser emocionalmente inteligente é aprender a lidar com as próprias emoções, usufruí-las em benefício próprio e aprender a compreender os sentimentos do outro.

É uma postura que diferencia as pessoas no ambiente de trabalho e as empresas estão atentas a este fator, tanto que os testes de personalidade estão entre as etapas dos processos seletivos há muito tempo. Esses testes traçam o seu perfil, inclusive se você possui inteligência emocional para lidar com pressões, prazos e clientes não satisfeitos. Por isso, busque conhecimento nesta área, pois especialistas da área de recrutamento e seleção afirmam que os profissionais inteligentes emocionalmente ocuparão os postos mais altos das empresas em futuro breve.

Procure saber o que você precisa para lidar com as emoções da melhor maneira possível. Existem cursos nesta área que podem transformar a visão do profissional completamente.

Dica extra

Para ter uma carreira de sucesso também é preciso estar buscando constantemente se especializar em áreas de atuação dentro da sua formação. Atualmente, as empresas buscam profissionais especialistas para preencher as melhores vagas do mercado, ou seja, quem tem apenas uma graduação acaba ficando pra trás. 

Então, buscar uma  pós-graduação é fundamental para oferecer um diferencial no mercado de trabalho e estar cada vez mais perto de uma carreira de sucesso. 

Se você quiser, pode acessar a plataforma do Universo EAD e conhecer os mais de 90 cursos de pós-graduação disponíveis em 12 áreas do conhecimento para fazer a sua especialização e mudar de nível na sua carreira

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.