dicas para escolher a pós-graduação ideal

3 dicas para escolher a pós-graduação ideal

O profissional de destaque de hoje é aquele que está sempre antenado, em constante busca de conhecimento. Por isso, definir a pós-graduação certa, que seja efetiva, agregue valor ao currículo e ofereça ferramentas para uma atuação profissional de sucesso, é indispensável. 

Mas, para definir a pós-graduação certa  para alavancar a carreira, é preciso responder a duas perguntas: Onde eu quero chegar? E qual conhecimento preciso adquirir  para isso? A partir das respostas elencadas, trace um plano e busque executá-lo. 

Abaixo, trouxemos algumas dicas que devem ser consideradas na hora de escolher a pós-graduação ideal para você. Confira!

Pesquise quais são os requisitos exigidos pelo mercado de trabalho para a vaga ou cargo que você deseja ocupar. É possível obter essas informações nas descrições das vagas, que estejam disponíveis em sites e aplicativos direcionados para isso, ou mesmo conversando com profissionais da área, recrutadores e empresários.

Dica 1 - Entenda o mercado de trabalho

Não é incomum ouvir relatos de pessoas que fizeram alguma pós-graduação que não agregou muito em sua área de atuação. Isso pode ser resultado da falta de uma análise mais detalhada e melhor definição de objetivos.

Conheça o dia-a-dia dos profissionais que atuam na área pretendida, veja se o seu perfil se enquadra e, principalmente, se é algo que você tenha real interesse em trabalhar. 

Dica 2 – Analise o tipo da pós-graduação e as disciplinas oferecidas

Há ainda a importância em definir se o seu objetivo requer uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. 

A primeira tem o objetivo de aprofundar conhecimentos em sentido mais amplo, voltado à aplicação prática no mercado de trabalho. Nesta categoria inclui as especializações e os MBAs (Master in Business Administration).

Já a pós-graduação stricto sensu é direcionada a quem quer seguir a carreira de docente ou de pesquisador. São as especializações de Mestrado e Doutorado, que oferecem conteúdo e fundamentação teórica para atuar como professor universitário e pesquisador.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que cada faculdade possui uma linha de pesquisa direcionada. Veja dentre as disciplinas oferecidas, se elas trazem os conteúdos que atendam às suas necessidades. Embora as grades curriculares sejam semelhantes entre os mesmos cursos de instituições de ensino diferentes, algumas dão ênfase maior em alguns conceitos e teorias.

Analise as Instituições de Ensino Superior que são mais bem avaliadas pelo MEC e oferecem uma boa estrutura de suporte ao aluno. Não basta apenas pensar no valor da mensalidade, mas também nas ferramentas tecnológicas oferecidas, equipe docente, entre outros fatores que farão a diferença na sua formação.

Dica 3 – Escolha a modalidade que atenda às suas necessidades

A modernidade trouxe inúmeras vantagens para a área da educação. Existem, hoje, diversos cursos de especialização disponíveis tanto no formato presencial, como na modalidade a distância.

Com a tecnologia, não existem mais barreiras para quem quer estudar e se aperfeiçoar. Como não é todo mundo que consegue adaptar a sua rotina de horários e compromissos para frequentar uma sala de aula tradicional, o ensino a distância vem oportunizar um avanço na carreira de qualquer pessoa que queira buscar conhecimento.

A diferença, neste caso, é que professor e aluno não precisarão compartilhar em tempo real o mesmo espaço físico. A formação é de qualidade e o diploma tem reconhecimento, assim como de um curso presencial. 

Antes de decidir qual modalidade de especialização se adequa melhor à sua rotina, analise bem as opções e veja as que oferecem as melhores condições para suprir as suas necessidades para tornar o aprendizado mais efetivo e prazeroso.

Gostou das nossas dicas para te ajudar a escolher a sua pós-graduação? Conheça mais sobre os benefícios de fazer uma pós-graduação a distância acessando outros posts em aqui no nosso blog.

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.