produtividade - home office

Produtividade no trabalho em home office

Trabalhar em casa tem se tornado uma rotina para muitos profissionais de diversos ramos do mercado de trabalho. O cenário atual tem revelado que muitas pessoas migraram para este modelo de trabalho, inclusive com direitos reconhecidos. No Brasil, por exemplo, mais de 20% dos trabalhadores atende sua demanda de casa.

A tecnologia permite que esse formato de colaboração entre profissionais e empresas seja eficiente quando respeitadas suas condições, como: uma boa conexão com a internet, um local adequado para trabalhar, materiais necessários para a rotina produtiva no trabalho e o estabelecimento de horários.

Algumas atividades num passado recente eram mais fáceis de imaginar em home office, como redatores, produtores de conteúdo, escritórios de arquitetura, designers e profissionais de RH.

No entanto, com o avanço da tecnologia e a constante evolução dos meios digitais, vemos profissionais de outras áreas adaptando suas funções a este tipo de trabalho. Além disso, existem fatores externos que estimulam a migração para esse modelo, como é o caso da crise na saúde pública provocada pelo COVID-19, que tem afetado a rotina no mundo todo, levando ainda mais pessoas para o home office.

Em tempos onde as pessoas conseguem organizar seu tempo de trabalho e construir jornadas que atendam seus clientes e fornecedores sem prejuízo, o trabalho no home office tem ganhado espaço em vários segmentos. O que propicia alternativas sem perda de produção e mantendo a mesma qualidade.

Todas essas vantagens são percebidas pelos profissionais que produzem em home office. Trabalhando em casa, fora de um ambiente empresarial, acaba por trazer inúmeros benefícios para quem atende suas demandas em home office, com pontos positivos também para empresas e clientes.

Uma outra característica dessa forma de trabalho e produção consiste no fato da liberdade e da autonomia (fazer seu próprio percurso de trabalho) que o profissional adquire, além do fator da flexibilidade (horários ficam por conta do trabalhador), que o horário empresarial ou comercial não permite.

Produtividade no trabalho e o tempo disponibilizado

Os profissionais que atuam nesse modelo lidam com uma questão que até pouco tempo atrás gerava dúvidas para algumas empresas. Essa dúvida se baseava no fato da produtividade em meio à flexibilidade deste modelo.

O que se pôde comprovar com o decorrer do tempo e o avanço do crescimento deste tipo de trabalho é que o home office, modelo que cresce a cada dia, não deixa nada a desejar para aos modelos tradicionais, em ambiente empresarial com horários fixos.

A liberdade dada a estes trabalhadores permite também maior concentração e um maior compromisso com o trabalho em si. O profissional precisa ter, em sua rotina, um “autocontrole”. Ele passa a ser dono do tempo e da produção e dos prazos combinados junto às empresas que recebem seus materiais de trabalho.

Ser responsável, possuir esse autocontrole e ser seu próprio gestor são itens necessários na conduta do profissional no home office para assegurar que suas ações de trabalho sejam eficazes e atendam às necessidades de seus clientes.

Algumas empresas realizam contato com esses profissionais que estão em CEPs diferentes por meio de ligações telefônicas que podem ser feitas a qualquer momento e chamadas de vídeo para verificar o andamento do trabalho do colaborador no home office.

Em outras palavras, podemos certamente dizer que trabalhar e produzir em casa não é uma tarefa desorganizada e sem um caminho definido, pois exige um fator de autonomia e responsabilidade que esteja de acordo com as políticas da empresa ou cliente para quem se trabalha.

São características dessa modalidade principalmente:

caracteristicas do home office

Dicas para organizar o trabalho em home office

Abaixo listamos 8 dicas importantes para o trabalho em home office se manter em um nível de qualidade aceitável e com regras a serem seguidas.

dicas para trabalhar home office

Essas dicas são, na verdade, habilidades e competências para os trabalhadores que, de casa, devem seguir essas orientações para um trabalho mais efetivo e sem muitos desvios. O uso de ferramentas e sistemas também se faz importante nesse tipo de trabalho. São elas: Hangout, Skype, Zoom e Microsoft Teams e sistemas como e-mail, Google Drive, Gira, Analytics, dentro outros.

Qualidade de vida no home office

É certo para nós que trabalhar em casa traz inúmeros benefícios e direitos, como podemos ver no Art. 6 e no Art. 75-C da Reforma Trabalhista de 2017 para as pessoas que trabalham à distância. Um desses benefícios é da alimentação mais saudável e um menor tempo de deslocamento, já que o profissional se encontra em um ambiente familiar.

Como já comentado no texto, a casa do funcionário ou freelancer não é sua “casa” o tempo todo. Apesar de ter sua comodidade mais presente pelo fato de trabalhar dentro de casa, o home office é um local físico separado, um escritório onde o trabalho deve sempre estar em primeiro lugar.

A facilidade em ter mobilidade, ou seja, se deslocar facilmente, conforto e maior otimização do tempo traz mais qualidade de vida ao profissional, inclusive no trabalho e na vida comum.

Sabemos que um fator que toma um bom tempo dos colaboradores, principalmente nas grandes cidades, é o trânsito. O tempo de deslocamento, além de ser cansativo, é mentalmente desgastante. No trabalho em casa, essa situação não existe.

Muitas pessoas têm problemas alimentares, e estando em casa podem selecionar os alimentos que lhes fazem bem e contribuem para um bom desempenho e maior produtividade no trabalho, além de ser possível fazer refeições em horários diferentes.

Benefícios do trabalho em home office

É verdade que o trabalho em casa permite maior organização da jornada e maior concentração na produtividade no trabalho. No entanto, quando não escolhemos um local adequado para essa finalidade – a de trabalhar num escritório particular e sem supervisão – ficamos sujeitos às armadilhas que o conforto do lar nos traz.

Para que o trabalho e a produção sejam efetivamente respeitados e gerem os resultados esperados, necessitamos estar de acordo com o objetivo principal, que é o de cumprir nossas funções profissionais.

Com uma boa conexão de internet, dispositivos que sirvam para o trabalho em home office, tais como computador, smartphones e tablets, bem como uma impressora e um serviço de telefonia, somos capazes de entregar a produção esperada e atender a carga de trabalho exigida.

No entanto, profissionais que não se concentram, não se organizam, não conferem horários e nem administram o tempo de trabalho em home office correm riscos de se perderem nas suas funções de trabalho. Deixando de lado inclusive as facilidades de trabalhar em casa.

Se não respeitamos um cronograma dentro de nosso “escritório particular”, não podemos sequer organizar a vida fora do trabalho, pois, em um mesmo ambiente, as coisas podem se tornar confusas na medida em que os limites se perdem por falta de organização da rotina e do tempo de trabalho.

Em tempos de isolamento social por conta do Coronavírus, estamos diante de um potencial aumento dessa modalidade de trabalho em casa, já que em quase todo o mundo é recomendado o isolamento social para que essa pandemia possa diminuir, o que estimula diretamente esse modelo de trabalho.

Gostou desse post? Compartilhe suas ideias para que a rotina do trabalho em home office não caia em algum tipo de armadilha e possa atrapalhar nossa produtividade no trabalho.

Confira mais temas de importância na atualidade em nosso blog!

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Compartilhe nas suas redes sociais.