capa de blogpost gastronomia funcional

Pós-graduação em Gastronomia Funcional e Natural

Você gosta da área da Gastronomia e tem interesse nas tendências gastronômicas com associação à saúde? Então, confira este material que está pra lá de especial! Ele contém diversas informações sobre a pós.

O que se estuda na pós-graduação em Gastronomia Funcional e Natural?

Na pós-graduação em Gastronomia Funcional e Natural, estuda-se o equilíbrio entre nutrição e gastronomia. O curso enfatiza desde as principais tendências na área gastronômica com associação à saúde até a aplicação prática empreendedora do mercado da alimentação saudável. Além disso, abrange um mercado extremamente atual e ainda em ascensão, considerado tendência nutricional e comercial. As disciplinas têm o objetivo de unir a realidade da gastronomia à teoria nutricional em suas mais diversas vertentes (da cozinha natural às dietas com mais restrições, como fit, funcionais e vegetarianas).

Qual é a importância deste tema?

É importante por trabalhar a inclusão na alimentação. Atualmente, há muita diversidade alimentar e restrições alergênicas, por isso não se deve apenas excluir um item da alimentação. Pode-se estudar as possibilidades de preparar alimentos para o pluralismo cultural, sem que se perca sabor, aparência e nutrientes. Além disso, é um nicho que está ganhando cada vez mais adeptos. Sendo assim, o viés empresarial se faz importante para arrematar o tema com a possibilidade de gerar novos negócios.

pexels-photo-793785-1024x602

O que vem a ser Funcional e Natural?

Funcional trata da associação entre conhecimento científico e técnico da nutrição, visando o reconhecimento das melhores formas de se preservar nutricionalmente um alimento. Dentro da cozinha funcional, na qual se busca a união da nutrição e da gastronomia, respeita-se as diversas dietas e restrições alimentares, a exemplo das alergias e intolerâncias. Natural, por outro lado, não está relacionado às restrições, mas sim, ao reconhecimento dos ingredientes. Podendo ser frescos, in natura, reconhecendo-se o produtor e valorizando a agricultura familiar e os cozimentos lentos. Além disso, respeitando a integridade do alimento e elevando cada qual a seu melhor momento.

O que se espera de um profissional dessa área?

Espera-se que o profissional compreenda as vertentes da gastronomia funcional e natural. Sendo assim, capazes de elaborar e preparar cardápios para pessoas que queiram se alimentar de maneira mais saudável, intolerantes ou pessoas com doenças crônicas, sempre de acordo com as boas práticas.

O que essa pós-graduação contribui na vida profissional e pessoal?

A especialização permite a abertura de um leque de novas possibilidades. O aluno passa a compreender a diferença entre cozinha funcional e natural. Além disso, aprende a unir ambas quando necessário. Esta pós possibilita a repaginação do clássico, com técnicas, cores, texturas, informações nutricionais e reconhecimento de ingredientes. Pensando no ingrediente como uma maneira criativa e indo muito além de uma receita. Além de tudo, contribui para a vida pessoal, mostrando o caminho para se retornar à alimentação de verdade. Uma alimentação que reflete na memória afetiva, com comida de verdade, saborosa e cheirosa, que leva à sensação de êxtase e bem-estar.

pexels-photo-247685-1024x766

Quais são as possíveis áreas de atuação para este especialista?

Consultoria nas áreas de gastronomia e nutrição, chef de cozinha especializado em cozinha funcional, docente em cozinha natural, elaboração de cardápios, entre outras.

Para quem é direcionado este curso?

A todos que têm interesse em uma alimentação mais saudável e queiram conhecer e aplicar o fundamento teórico e prático da nutrição e da gastronomia. Com isso, compreender que cada pessoa é única e apresenta necessidades físicas e alimentares particulares. O curso também é direcionado àqueles que visam empreender numa área que é tendência mundial, que resgata a origem do alimento e incentiva o consumo de produtos mais naturais e saudáveis.

Minha graduação não é nesta área, eu posso cursar?

Pode. As áreas com mais afinidade são gastronomia e nutrição. Porém, aqueles que trabalham em ramos comerciais, de bens e serviços, turismo, inovação, áreas da saúde ou administração, por exemplo, apresentam ótima compatibilidade com esta pós-graduação.

Faça a pós-graduação em Gastronomia Funcional e Natural no Universo EAD

Você conhece o Universo EAD? Ainda não? Temos um material especial aqui, no nosso blog.
Sabia que no Universo EAD encontra cursos livres, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduações? Lá, você estuda de forma flexível, com videoaulas em HD e materiais exclusivos. Visite o site e saiba mais.  Os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia, assim você pode consultá-los quando quiser, conforme a sua rotina. Nos dias de hoje, essa flexibilidade faz toda a diferença! Ainda tem a vantagem de que você começa a estudar assim que finaliza a sua matrícula no site. 


Faça parte deste Universo!

Conheça os cursos do Universo EAD e alavanque a sua carreira profissional.

 

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.