capa gestão pública

Pós-graduação em Administração Pública

O que é Administração Pública?

A Administração Pública parece um conceito simples, mas na verdade há um emaranhado de questões. Essas questões precisam ser explanadas antes mesmo de entrarmos no tema central da discussão. Primeiro, deve ser observado que, em sentido amplo, contempla duas funções: administrativa e política. A função administrativa pode ser entendida como o viés para execução propriamente dita da legislação, ou seja, a execução das políticas públicas visando o interesse coletivo (público). Por sua vez, a função política está ligada ao alto escalão do Poder Executivo, por exemplo, na formulação das políticas de Governo. No mais, Administração Pública deve ser entendida como a capacidade de gerir recursos públicos, de maneira legal, visando o bem coletivo da população.

Qual é a importância deste tema?

No cenário atual, a Administração Pública tem sido observada em uma proporção considerável na influência da vida do brasileiro. Talvez o cidadão esteja entendendo o quão sua participação é importante para o bem da coletividade. É comum, por exemplo, elegermos pessoas para o exercício da vida pública que não sabem administrar, não possuem noção do que são os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, ou seja, não compreendem a máquina pública, no âmbito de suas complexidades. Entretanto, a Administração Pública não é apenas a parte política, ou seja, o voto em si. A importância desse tema rompe barreiras políticas, partidárias, individuais etc.

É preciso ter em mente que a gestão pública está intrinsecamente ligada ao cotidiano do cidadão em qualquer lugar do país e que as decisões não são tomadas apenas pela alta cúpula política, pois o cidadão tem muito poder de barganha para obter resultados em um seu estado, sua cidade ou até mesmo seu bairro. Portanto, o ato de votar é apenas o início de um ciclo, que deve ser continuado através de constante fiscalização e vigilância.

O que se espera de um profissional dessa área?

Um profissional formado em Administração Pública deve gerir os recursos públicos de maneira transparente, com total lisura nos processos e, claro, seguindo os princípios denotados na Constituição Federal. Além disso, outras leis, normas, regulamentos, ou seja, a legalidade deve ser observada em todas as decisões. Outro importante princípio que deve ser enfatizado é a moralidade, o administrador público, além de agir com ética e legalidade, deve preservar em seus atos a moral.

O que essa pós-graduação contribui na vida profissional?

O curso deve proporcionar ao aluno conhecimento sobre a máquina pública, políticas de governo, políticas públicas e participação do cidadão, afim de contribuir para uma sociedade mais justa e solidária, entre outros temas. Além disso, a pós-graduação deve contemplar competências administrativas para que o formando possa saber lidar com as possíveis adversidades e complexidades que o setor público apresente no dia a dia.

Quais são as possíveis áreas de atuação para este especialista?

As possíveis áreas que o profissional formado em nossa pós-graduação poderá atuar são:

  • Gestão de pessoas;
  • Auditoria e controladoria, tendo em vista o estudo com contratos e licitações;
  • Áreas de planejamento e ações de governo;
  • Setores administrativos;
  • Todos os setores elencados devem estar relacionados a organizações públicas.

Faça Pós-graduação em Administração Pública no Universo EAD.

Você conhece o Universo EAD? Ainda não? Temos um material especial aqui, no nosso blog. Por resumo, é uma plataforma de cursos on-line com metodologia diferenciada! Lá, você pode encontrar mais de 700 cursos, entre pós-graduações, cursos de aperfeiçoamento e cursos livres. No Universo EAD, você pode estudar com autonomia, pois a plataforma tem espaço intuitivo com videoaulas HD e materiais didáticos exclusivos. Os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia, assim você pode consultá-los quando quiser, conforme a sua rotina. Nos dias de hoje, essa flexibilidade faz toda a diferença! Ainda tem a vantagem de que você começa a estudar assim que finaliza a sua matrícula no site. 

Confira as vantagens de cursar on-line! Dentro dos cursos ofertados no Universo EAD, temos a pós-graduação em Logística. Este será o tema do blog de hoje! Se tem interesse na área e quer saber mais informações sobre o curso, venha com a gente!

Faça parte deste Universo!

Conheça os cursos do Universo EAD e alavanque a sua carreira profissional.

 

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.