Pedagogia

Pedagogia: a sala de aula no ambiente familiar

Quando pensamos em processos de aprendizagem, logo nos vem à cabeça a imagem de um professor ou professora, em uma sala de aula, ensinando crianças, não é mesmo? Mas o que é a aprendizagem?

A aprendizagem é o resultado de uma interação, seja ela com pessoas ou com o meio em que se vive. Nesse processo, são adquiridas experiências emocionais, cognitivas, culturais, entre outras, que são estabelecidas em cada indivíduo.

A primeira interação estabelecida quando nascemos é o contato com a família. É por meio dela que são garantidas a sobrevivência, a proteção e a afetividade, as quais darão suporte ao desenvolvimento emocional e intelectual da criança.

Os primeiros estímulos, comportamentos, atitudes, acertos e erros irão refletir no desenvolvimento socioemocional, cognitivo e na formação da personalidade da criança, o que também refletirá em seu processo de ensino e aprendizagem escolar.

Com a nova fase da infância, chega o momento de promover novas interações sociais, com crianças de mesma idade, novas aprendizagens e estímulos diferentes. Este é o tão esperado momento de ir para a escola!

Mas, agora que a criança está em uma instituição de ensino “formal”, a função educativa dos pais, dos responsáveis, da família, termina?

Não é bem assim que deveria acontecer!

Família e escola: uma relação importante para o desenvolvimento das aprendizagens

O papel da família, no momento em que a criança é inserida na escola, é ainda mais importante. Como foi dito, a família é a primeira instituição educacional na qual estamos inseridos, e a escola irá complementar esta educação.

Assim, para que a escola torne-se um vínculo afetivo desde a infância, é preciso que os pais estejam perto das instituições, contribuindo com a gestão democrática, de forma a compreender o projeto político-pedagógico, participando ativamente das reuniões escolares e também da vida escolar de seus filhos.

Esta participação ocorre com o contato direto com o professor, em diversos momentos, para acompanhar o processo pedagógico e o desempenho da criança em sala de aula.

É a partir deste contato entre família e escola que ambos irão conhecer o contexto em que vivem, as suas dificuldades e limitações, para que, juntos, busquem melhores formas de comunicação e participação nas atividades escolares.

Isto contribui para o desenvolvimento da criança!

Além de os pais e familiares buscarem a participação dentro da escola, é primordial que esta possibilite esse contato, abrindo suas portas, ouvindo a opinião dos familiares dos alunos e promovendo a participação da comunidade escolar nos processos escolares, para que assim se intensifique e garanta a permanência do aluno na escola.

É essencial que a escola esteja preparada para recebê-los

Por meio do diálogo, da comunicação eficaz, é que os vínculos entre família e escola são estabelecidos no dia a dia, e não apenas em reuniões pedagógicas, ou em uma conversa relacionada a algum comportamento do aluno. Isto faz com que se torne cansativa esta relação.

As conversas informais também devem ocorrer. Afinal, dessa forma, este vínculo se torna mais amigável e agradável para ambas as partes.

Neste sentido, algumas atitudes por parte do gestor educacional podem fazer diferença nesta aproximação, como:

  • Estabelecer contatos informais com a família, isto faz com que este vínculo torne-se amável e agradável;
  • Agendar um horário para atender a família de modo exclusivo, juntamente com o professor, assim, eles poderão acompanhar de perto a criança e seu desempenho escolar;
  • Explicar aos pais como os processos de aprendizagem podem ocorrer, isto faz com que compreendam o desenvolvimento dos seus filhos;
  • Acompanhar as crianças, suas dificuldades de aprendizagem, observando a necessidade de encaminhá-los a um atendimento especializado;
  • Apresentar o Projeto Político da Escola (PPP) à comunidade escolar, pois, quanto mais as famílias conhecem as propostas pedagógicas da escola, mais elas compreendem sobre o desenvolvimento escolar de seus filhos e como eles aprendem.

Essas são apenas algumas ações que a escola pode promover para que possa trazer a família para dentro do ambiente escolar.

Dessa forma, a escola deve buscar diversos meios e formas de comunicação para poder aproximar a família e realizar o compartilhamento de informações sobre seus objetivos, suas limitações, dificuldades, recursos e práticas pedagógicas.

É por meio dessa união de escola com a família que ocorre o desenvolvimento social completo da criança

Sem dúvidas, este acompanhamento da família não termina nos portões da escola, ele deve continuar em casa, na verificação de tarefas e atividades encaminhadas pela professora.

Isto faz com que a criança sinta-se amparada e consiga ter um belo desempenho escolar, o qual é fundamental para o seu desenvolvimento integral.

Portanto, a família é essencial e responsável pela educação informal e formal da criança, contribuindo para a aquisição de valores e para o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.

E aí, conseguiu compreender um pouco sobre esta relação tão importante?

A afetividade e o desenvolvimento socioemocional são competências e habilidades que devem estar presentes no contexto das relações entre família e desenvolvimento da criança, bem como entre família e escola.

Juntas, essas duas instituições, tão importantes e essenciais para a vida, fazem com que o processo de ensino e aprendizagem seja realizado de modo agradável, com o objetivo de preparar a criança para a sociedade!

Mas esse processo não é simples, precisamos compreender: como esta relação deve acontecer? Em que momento os pais precisam estar atentos ao processo e desempenho dos seus filhos na escola? Quais os obstáculos a serem enfrentados? Como é realizada a afetividade familiar e escolar?

Essas são apenas algumas das questões a serem estudadas em pós-graduação em Pedagogia

Com o objetivo de fazê-lo compreender o processo de desenvolvimento da criança, de sua aprendizagem e a relação estabelecida entre a afetividade familiar e o ambiente escolar é que o curso de pós-graduação em Pedagogia: A Sala de Aula no Ambiente Familiar foi idealizado!

Desenvolva as competências e habilidades que vão contribuir para a atuação nas instituições educacionais, além de ampliar e inovar as práticas pedagógicas, de forma a relacioná-las com o campo das emoções.

Se você é professor ou atua na área da educação, seja na Educação Infantil, ensino Fundamental ou Médio, venha aprimorar seus conhecimentos e práticas que auxiliarão no desenvolvimento de seus alunos.

Acesse www.universoead.com.br e inscreva-se!

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.