Quando pensamos em processos de aprendizagem, logo nos vem à cabeça a imagem de um professor ou professora, em uma sala de aula, ensinando crianças, não é mesmo? Mas o que é a aprendizagem?
A aprendizagem é o resultado de uma interação, seja ela com pessoas ou com o meio em que se vive. Nesse processo, são adquiridas experiências emocionais, cognitivas, culturais, entre outras, que são estabelecidas em cada indivíduo.
A primeira interação estabelecida quando nascemos é o contato com a família. É por meio dela que são garantidas a sobrevivência, a proteção e a afetividade, as quais darão suporte ao desenvolvimento emocional e intelectual da criança.
Os primeiros estímulos, comportamentos, atitudes, acertos e erros irão refletir no desenvolvimento socioemocional, cognitivo e na formação da personalidade da criança, o que também refletirá em seu processo de ensino e aprendizagem escolar.
Com a nova fase da infância, chega o momento de promover novas interações sociais, com crianças de mesma idade, novas aprendizagens e estímulos diferentes. Este é o tão esperado momento de ir para a escola!
Mas, agora que a criança está em uma instituição de ensino “formal”, a função educativa dos pais, dos responsáveis, da família, termina?
Não é bem assim que deveria acontecer!
Família e escola: uma relação importante para o desenvolvimento das aprendizagens
O papel da família, no momento em que a criança é inserida na escola, é ainda mais importante. Como foi dito, a família é a primeira instituição educacional na qual estamos inseridos, e a escola irá complementar esta educação.
Assim, para que a escola torne-se um vínculo afetivo desde a infância, é preciso que os pais estejam perto das instituições, contribuindo com a gestão democrática, de forma a compreender o projeto político-pedagógico, participando ativamente das reuniões escolares e também da vida escolar de seus filhos.
Esta participação ocorre com o contato direto com o professor, em diversos momentos, para acompanhar o processo pedagógico e o desempenho da criança em sala de aula.
É a partir deste contato entre família e escola que ambos irão conhecer o contexto em que vivem, as suas dificuldades e limitações, para que, juntos, busquem melhores formas de comunicação e participação nas atividades escolares.
Isto contribui para o desenvolvimento da criança!
Além de os pais e familiares buscarem a participação dentro da escola, é primordial que esta possibilite esse contato, abrindo suas portas, ouvindo a opinião dos familiares dos alunos e promovendo a participação da comunidade escolar nos processos escolares, para que assim se intensifique e garanta a permanência do aluno na escola.
É essencial que a escola esteja preparada para recebê-los
Por meio do diálogo, da comunicação eficaz, é que os vínculos entre família e escola são estabelecidos no dia a dia, e não apenas em reuniões pedagógicas, ou em uma conversa relacionada a algum comportamento do aluno. Isto faz com que se torne cansativa esta relação.
As conversas informais também devem ocorrer. Afinal, dessa forma, este vínculo se torna mais amigável e agradável para ambas as partes.
Neste sentido, algumas atitudes por parte do gestor educacional podem fazer diferença nesta aproximação, como:
- Estabelecer contatos informais com a família, isto faz com que este vínculo torne-se amável e agradável;
- Agendar um horário para atender a família de modo exclusivo, juntamente com o professor, assim, eles poderão acompanhar de perto a criança e seu desempenho escolar;
- Explicar aos pais como os processos de aprendizagem podem ocorrer, isto faz com que compreendam o desenvolvimento dos seus filhos;
- Acompanhar as crianças, suas dificuldades de aprendizagem, observando a necessidade de encaminhá-los a um atendimento especializado;
- Apresentar o Projeto Político da Escola (PPP) à comunidade escolar, pois, quanto mais as famílias conhecem as propostas pedagógicas da escola, mais elas compreendem sobre o desenvolvimento escolar de seus filhos e como eles aprendem.
Essas são apenas algumas ações que a escola pode promover para que possa trazer a família para dentro do ambiente escolar.
Dessa forma, a escola deve buscar diversos meios e formas de comunicação para poder aproximar a família e realizar o compartilhamento de informações sobre seus objetivos, suas limitações, dificuldades, recursos e práticas pedagógicas.
É por meio dessa união de escola com a família que ocorre o desenvolvimento social completo da criança
Sem dúvidas, este acompanhamento da família não termina nos portões da escola, ele deve continuar em casa, na verificação de tarefas e atividades encaminhadas pela professora.
Isto faz com que a criança sinta-se amparada e consiga ter um belo desempenho escolar, o qual é fundamental para o seu desenvolvimento integral.
Portanto, a família é essencial e responsável pela educação informal e formal da criança, contribuindo para a aquisição de valores e para o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.
E aí, conseguiu compreender um pouco sobre esta relação tão importante?
A afetividade e o desenvolvimento socioemocional são competências e habilidades que devem estar presentes no contexto das relações entre família e desenvolvimento da criança, bem como entre família e escola.
Juntas, essas duas instituições, tão importantes e essenciais para a vida, fazem com que o processo de ensino e aprendizagem seja realizado de modo agradável, com o objetivo de preparar a criança para a sociedade!
Mas esse processo não é simples, precisamos compreender: como esta relação deve acontecer? Em que momento os pais precisam estar atentos ao processo e desempenho dos seus filhos na escola? Quais os obstáculos a serem enfrentados? Como é realizada a afetividade familiar e escolar?
Essas são apenas algumas das questões a serem estudadas em pós-graduação em Pedagogia
Com o objetivo de fazê-lo compreender o processo de desenvolvimento da criança, de sua aprendizagem e a relação estabelecida entre a afetividade familiar e o ambiente escolar é que o curso de pós-graduação em Pedagogia: A Sala de Aula no Ambiente Familiar foi idealizado!
Desenvolva as competências e habilidades que vão contribuir para a atuação nas instituições educacionais, além de ampliar e inovar as práticas pedagógicas, de forma a relacioná-las com o campo das emoções.
Se você é professor ou atua na área da educação, seja na Educação Infantil, ensino Fundamental ou Médio, venha aprimorar seus conhecimentos e práticas que auxiliarão no desenvolvimento de seus alunos.
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