O que é Networking e como ele pode ajudar sua carreira

O que é networking e como ele pode ajudar sua carreira?

Networking é uma palavra em inglês, que traduzida significa “trabalho em rede”. Mas, o conceito do que é Networking, hoje, é bem mais amplo que a sua tradução, pois é direcionado para gerar conexão e relacionamento entre as pessoas.

O termo costuma ser muito utilizado no ambiente corporativo com o objetivo de ampliar as oportunidades de sucesso profissional e servir de suporte para o compartilhamento de informações entre pessoas que têm interesses em comum. Confira mais sobre o tema.

Como ter um bom networking?

Estamos em plena era da comunicação! 

Nunca houve tantas oportunidades e ferramentas para propiciar uma interação constante entre as pessoas. Não há barreiras físicas e distâncias que impeçam o contato com qualquer indivíduo, em praticamente qualquer lugar do mundo, seja por e-mail, telefone ou redes sociais.

Apesar do conceito ser mais utilizado no ambiente profissional, um bom Networking deve ser gerado com uma rede ampla que envolva amigos, parentes, colegas de profissão, pessoas que atuam em áreas relacionadas, empresas, dentre outras.

Isso porque todo mundo conhece alguém, que conhece outro alguém e, justamente,  por isso, pode te levar longe e conectar você a qualquer pessoa.

Para ser efetivo, o networking deve criar conexões bilaterais, é preciso reciprocidade! A interação entre as pessoas é o termômetro que revela o nível efetivo de um networking. Para a comunicação acontecer é preciso um engajamento, uma movimentação das partes envolvidas.

Para isso, a dica é participar das postagens das pessoas, por meio de curtidas e comentários interessantes. Assim você estará estimulando conexões produtivas e se fazendo presente ainda que, muitas vezes, esteja distante. Todo mundo gosta de ter algum retorno quando publica algo. Quem está gerando algum conteúdo nas redes sociais têm uma expectativa de retorno e isso acontece com pessoas e empresas.

Ir a eventos e circular em ambientes direcionados também faz parte da construção de uma boa rede. Ser visto e percebido por pessoas de interesse comum, cria um ambiente propício para troca de informações e compartilhamento de experiências que podem trazer, no momento oportuno, excelentes resultados. 

Por isso, não tenha preguiça, seja simpático e empático! Esteja aberto a novas oportunidades, a novos parceiros de negócio e novos amigos, nem que sejam virtuais, assim você estará aprendendo o que é networking na prática.

 

Cuidados que você deve ter ao construir uma rede de relacionamentos

Construir uma rede de contato e consolidá-la exige tempo e paciência. Contudo, embora seja trabalhoso, não é uma tarefa difícil. 

A chave principal para um networking de sucesso chama-se “bom-senso”. É importante zelar pela autoimagem e pensar estrategicamente para manter uma conduta atrativa, produtiva, respeitosa e admirável. A falta de coerência nas ações é extremamente prejudicial à imagem de uma pessoa ou empresa.

Se o seu foco é profissional, cuidado com o que compartilha nas redes sociais. Hoje, é quase uma regra, as empresas darem aquela olhada nas redes sociais antes de decidir por uma contratação. A conduta expositiva revela muito do perfil de cada um. Para isso, é possível ter uma conta privada, com acessos restritos a pessoas que realmente fazem parte da sua intimidade.

Todo mundo tem seus momentos de festividade com os amigos, mas a forma como isso é comunicado, mostra o quanto essa pessoa tem de maturidade e coerência em suas atitudes, assim como revela muito de suas crenças e valores.

Vale também o cuidado nos compartilhamentos de posições polêmicas, como as políticas e religiosas. Elas podem ser erroneamente interpretadas e criar um constrangimento que poderia ser facilmente evitado.

Quanto melhor for a capacidade de networking de uma pessoa, maior serão suas chances de conseguir boas oportunidades de trabalho. 

Agora que você já sabe o que é networking, aproveite nossas dicas e coloque em prática. Uma boa opção para isso, é fazer um plano de carreira, confira nosso template e saiba como dar os próximo passos em busca dos seus objetivos profissionais.

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.