metodologias em EAD

Metodologias e Processos em EAD

Com a democratização do ensino e, consequentemente, a expansão das novas tecnologias da informação, as metodologias e processos EAD se tornam mais flexíveis e aplicáveis à sociedade.

Você já pensou o que é possível ser feito com essa nova modalidade? Agora, acadêmicos e docentes tem uma comunicação direta, apesar de separados geograficamente, além de um novo ambiente de aprendizado, com novas técnicas, metodologias e formas de transmitir o conhecimento.

Nesse sentido, grande parte dessa comunicação é realizada mediante um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que contempla essas aplicações e são providos via desenvolvimento de software. Esses ambientes são sistemas baseados em tecnologia de internet, funcionam por meio de um servidor e são acessados por um navegador.

Com a expansão desse ensino e suas ferramentas, diferentes metodologias - também conceituadas de metodologias ativas - são contempladas para auxiliar na aprendizagem. Mas quais são elas e como são aplicadas? Como exemplo, estão a aprendizagem aberta, sala de aula invertida, conversão didática guiada e assim por diante.

Para aplicar tais metodologias na educação a distância, apresentamos alguns passos:

1° É necessário que alunos, professores e toda comunidade acadêmica estejam sintonizados com o conceito da metodologia;

2° O AVA da instituição que disponibiliza as ferramentas para o aluno deve ser interativo e prático - preparando alunos para a transformação digital;

3° Os espaços de ensino devem fornecer novas ferramentas para pesquisa, interação em grupo, conhecimentos e principalmente novas atividades de ensino provindas de simulações, recursos visuais em jogos e outros.

Metodologias ativas

Assim como exposto anteriormente, o conceito de metodologias ativas vem sendo introduzido nas mais diversas áreas da educação. Mas você sabe o que ele significa e quais são as metodologias mais utilizadas que contribuem no processo EAD?

De acordo com a literatura, as metodologias ativas podem ser conceituadas como um ensino voltado à construção da autonomia e compartilhamentos entre os envolvidos.

O modelo mais comum consiste naquele em que o aluno age de maneira passiva, esperando os conteúdos que são passados pelos professores, por meio de aulas teóricas e da realização de trabalhos e avaliações.

Mas será que essa forma ainda pode ocupar espaço em nossa sociedade diante de tantas tecnologias e mudanças que aconteceram?

A resposta é: NÃO!

Essa forma de ensino não é mais possível, pois em uma sociedade que possibilita o acesso a tantas informações, é preciso formar alunos que sejam capazes de desenvolver papéis autônomos e de busca pelo conhecimento nos processos de aprendizagem.

Por isso, a metodologia ativa precisa ser implementada pelos docentes, já que ela incentiva os processos de construção do conhecimento de forma participativa, sendo o estudante não mais um mero espectador, que apenas receberá conteúdos, mas sim o ator principal que irá construir sua forma de aprendizagem.

Dessa forma, as instituições de ensino devem investir não apenas em ofertar bons conteúdos, mas nos procedimentos que serão utilizados para que os estudantes tenham acesso a eles, pois o método de aquisição dos saberes é tão importante quanto o conteúdo em si.

Neste sentido, conheça 6 benefícios das metodologias ativas para aprendizagem:

  1. Autonomia;
  2. Confiança;
  3. Compreensão do aprendizado com tranquilidade;
  4. Preparação para resolver problemas;
  5. Protagonismo dos processos de aprendizagem;
  6. Profissional, futuramente, qualificado e valorizado, já que está capacitado para lidar com situações práticas.

Portanto, utilizar as metodologias ativas nos processos de aprendizagem é essencial para promover uma educação diferenciada e significativa tanta nas modalidades presenciais, quanto à distância.

Como promover um processo de aprendizagem significativo na modalidade EAD?

Como já apresentamos acima, a educação a distância tem suas especificidades, mas pode promover um processo de ensino e aprendizagem significativo, assim como na modalidade presencial. Para isso, é importante que o professor conheça os recursos disponíveis nos ambientes virtuais da instituição em que trabalha, além de saber elaborar materiais/atividades que possam promover o interesse do aluno em aprender.

Falando em recursos que podem ser utilizados e atividades que podem ser desenvolvidas na modalidade EAD, você sabe quais são os principais?      

Nos ambientes virtuais de aprendizagem, a interação pode ocorrer de duas maneiras: podem ser desenvolvidas atividades de modo síncrono, que envolvem interação em tempo real com os estudantes; e assíncrono, que não são desenvolvidas em tempo real por professores e alunos.

Dentre as principais ferramentas assíncronas, temos: os fóruns de discussão, os chats com o tutor, as aulas gravadas. Já as principais ferramentas síncronas são as aulas ao vivo e os chats em tempo real que acontecem junto com essas aulas.

É importante destacarmos que as duas formas de interação podem ser exploradas de modo assertivo. Para tanto, é preciso elaborar atividades que promovam a participação dos estudantes e possibilite que eles interajam entre si, contribuindo para um processo de aprendizagem significativo.

Com o objetivo de proporcionar conhecimentos relacionados às especificidades da modalidade de educação à distância e apresentar estratégias metodológicas e ferramentas que envolvem diferentes recursos tecnológicos, é que o curso de Pós-Graduação Metodologias e Processos em EaD é ofertado, promovendo o desenvolvimento/aprimoramento de novas habilidades e competências docentes para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem.

Neste sentido, se você é graduado em nível superior, professor do ensino fundamental e médio, pedagogo ou até mesmo visa ingressar no campo educacional e tem interesse específico na modalidade de Educação à distância, tendo em vista sua crescente expansão, se inscreva em nosso curso por meio do site www.universoead.com.br e desenvolva habilidades e competências docentes que possibilitem o desenvolvimento de um trabalho assertivo na modalidade EaD.

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Compartilhe nas suas redes sociais.