Me formei, e agora_ O que fazer depois da graduação_2

Me formei, e agora? O que fazer depois da graduação?

Depois de anos de estudo, pensar em uma carreira de sucesso é algo que deve ser pensado e planejado. Mesmo que no decorrer do processo a visão mude e o foco seja outro, muitos ainda têm dúvidas sobre o que fazer depois da graduação. Iniciar a trajetória profissional a partir de uma análise estruturada faz toda a diferença.

Primeiro tenha em mente que, via de regra, não tem como chegar ao topo da escada sem primeiro passar por todos os degraus. Humildade e paciência são os ingredientes para alcançar os objetivos profissionais.

A graduação oferece uma visão geral de uma área do conhecimento. O aluno sai da faculdade sabendo um pouco de tudo e vai precisar de horas de trabalho para se aprimorar. O importante é não parar, a graduação é a primeira etapa do conhecimento. É preciso continuar essa trajetória, sair da zona de conforto e conhecer as novidades do mercado, fazer cursos livres, ir a palestras e começar a pensar em continuar a sua trajetória de estudos.

Aqui vão algumas dicas para aqueles que ainda não sabem o que fazer depois da graduação e querem começar uma carreira.

Estágio ou Trainee para quem está começando

Muitas empresas têm estágio ou programas de Trainee para os recém-formados. Algumas com uma boa remuneração e outras até mesmo sem remuneração. Entretanto, é uma oportunidade interessante para agregar valor ao currículo e adquirir experiência. É aquela velha historinha: “é preciso plantar para poder colher um dia”.

Há inúmeros relatos de profissionais de sucesso que passaram alguns anos em estágios sem remuneração, a fim de adquirir a experiência necessária para se candidatarem a vagas que requerem um nível mais alto de conhecimento. Nesses casos, vale mais a oportunidade promissora do que a remuneração.

Grandes marcas, nacionais e multinacionais já têm a tradição em oferecer este tipo de programa, que pode servir como uma ponte para uma carreira de sucesso dentro dessas organizações.

Algumas até mesmo priorizam a contratação de quem já passou por um programa de treinamento, pois partem do princípio que estão gerando colaboradores sem vícios, com conhecimento técnico, visão e valores da empresa já na base da formação de carreira.

Empreender pode ser uma boa opção

Ter o próprio negócio também pode ser uma boa alternativa e normalmente não é a primeira opção sobre o que fazer depois da graduação . Não é à toa que vários cursos de graduação incluíram a disciplina “Empreendedorismo” em sua grade curricular. 

Mas, para isso é preciso uma análise de mercado, um capital para dar início e a busca de conhecimento na área em que se pretende atuar. Pode ser uma oportunidade para quem quer independência e flexibilidade.

Dois de cada três entrevistados na pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do estado do Rio De Janeiro – Firjan sobre o perfil dos jovens empreendedores brasileiros, divulgada no fim de 2016, revelaram o desejo de abrir um negócio nos próximos anos.

A pesquisa apontou como principais motivos: a realização de um sonho, a qualidade de vida, a expectativa de altos ganhos financeiros e o fato de não ter chefe, o que traz maior liberdade para trabalhar e tomada de decisões. Mais da metade dos entrevistados (66,1%) disseram que veem no empreendedorismo um segmento promissor.

Outra pesquisa, realizada pela Global Entrepreneurship Monitor – GEM, também mostrou que 20,8% das pessoas com idade entre 18 e 24 anos preferem montar o próprio negócio a buscar um cargo em empresas logo após o término da graduação.

Pós-Graduação: Oportunidade para quem não sabe o que fazer depois da graduação

A pós-graduação traz um novo caminho de oportunidades que vai além do conhecimento ministrado pelos professores. Apresenta conteúdos que não foram transmitidos na graduação, trazendo a você a oportunidade de se tornar um especialista em uma área específica, em condições de realizar atividades mais complexas e assumir cargos que exijam conhecimentos técnicos mais avançados. É uma excelente ferramenta para atualização no mercado. 

Além disso, permite expandir o networking, por disponibilizar em um espaço ideal e oportuno, contato com pessoas de empresas que atuam na mesma área, ou outros segmentos, cargos e perfis. Sabe aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”, então, ele se encaixa muito bem aqui. Nada melhor que iniciar uma carreira em um universo de possibilidades que o ambiente de um curso de pós-graduação oferece.

Se você acabou de se formar, não deixe o tempo passar sem agir. Se você ainda não sabe por qual caminho seguir, talvez, iniciar uma pós-graduação em uma área que você deseja se especializar por ser exatamente o mais indicado a se fazer. Até mesmo porque uma pós no currículo faz toda a diferença na hora de se candidatar para uma vaga

Se você quer um passo em direção ao próximo nível da sua carreira, o Universo EAD da EAD Unicesumar oferece mais 90 opções de cursos de pós-graduação em 12 grandes áreas do conhecimento para você escolher.

Pode ser a oportunidade perfeita para você que, acabou a sua graduação ou está próximo disso, e quer a continuar a evoluir tanto na carreira profissional, quanto como pessoa, amadurecendo ideias e planos para o futuro!

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.