office-1209640_1920-1

Qual a diferença entre MBA e Pós-Graduação?

Este é um assunto que a maioria das pessoas não sabem muito bem ao certo, porém, é muito importante na hora da escolha de um curso de especialização. Saber a diferença entre MBA e Pós-Graduação é de extrema importância e devem ser avaliados de acordo com o interesse profissional.

De forma resumida, os cursos acadêmicos realizados após a graduação, são chamados de cursos de especialização ou mesmo pós-graduação. Ambas são palavras sinônimas e, por este motivo, acabam nos confundindo, já que muitas instituições empregam os dois termos na divulgação dos seus cursos. A diferença é que os cursos que utilizam a sigla MBA em seus títulos, possuem um foco determinado.

O MBA, Master Business Administration, como o próprio nome revela, é um curso direcionado ao business, ou seja, focado em negócios, empresas e gestão. Toda grade curricular é programada para atender profissionais que já atuam em cargos de liderança ou pretendem atuar e que possuem alguma experiência profissional.

Já a Pós-graduação que não leva o título de MBA, tem um direcionamento técnico. É mais indicada ao profissional que deseja capacitar-se para adquirir aprofundamento em áreas específicas ou mesmo, para atualizar seus conhecimentos. De forma simples, pode-se dizer que o MBA é voltado ao MACRO, com visão estratégica e a especialização é voltada ao MICRO, com uma visão mais detalhista.

Entenda a diferença entre os tipos de especialização

Outra informação importante é que há duas classificações para os cursos de pós-graduação: Lato Sensu e Strictu Senso.

A diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu é que a primeira é voltada ao aperfeiçoamento profissional em uma área específica. O MBA e a especialização pertencem a esta classificação. Os cursos classificados como Stricto Sensu são aqueles direcionados ao profissional que deseja ingressar em áreas acadêmicas para realizar pesquisas dentro de uma área do conhecimento. Os Mestrados, Doutorados e Pós-doutorados entram nessa categoria.

O que considerar na hora de escolher o tipo de especialização?

As empresas estão cada vez mais buscando profissionais qualificados que atendam suas demandas e tenham algo além da graduação para oferecer. A velocidade dos avanços tecnológicos em diversas áreas do conhecimento exige do profissional constante atualização.

Por isso, é preciso entender as exigências do mercado, saber onde se quer chegar e buscar as respostas para as perguntas: “O que eu preciso para chegar lá?”; “O que mudou desde a graduação?”; “Estou me atualizando?”; O que eu tenho de diferencial para oferecer ao mercado?”; “Estou realmente preparado para assumir desafios que exigem maiores conhecimentos?”.

O profissional capacitado, inovador e atualizado, sempre terá o seu lugar nesse universo competitivo. As oportunidades podem surgir a qualquer momento, estar preparado é o diferencial que fará de você um profissional de destaque.

Para se tornar um profissional com diferenciais, conheça os cursos de Pós-graduação e MBA da Unicesumar.

 

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.