Ao longo do tempo, podemos perceber que a sociedade vem constantemente sofrendo transformações. Estas podem acontecer no campo social, trazendo novos conceitos e valores, ou tecnológico, por meio do uso de computadores e ferramentas digitais cada vez mais rápidas e modernas, as quais podem nos deixar conectados com o mundo em apenas alguns segundos por um pequeno aparelho que cabe em nossas mãos, o smartphone.
Esse turbilhão de informações disponíveis e de fácil acesso às novas tecnologias e diversas ferramentas digitais, que acompanham inúmeros aplicativos de interação social, pesquisa e jogos, fez com que essa nova geração de crianças e adolescentes apresentasse novos comportamentos e, consequentemente, outros interesses. Assim, todas essas transformações também foram sentidas na educação, a qual precisou acompanhar o desenvolvimento social e tecnológico.
Nesse contexto, cabe questionar: estas transformações também influenciaram o modo como o professor “dá aula”?
Isso mesmo, quando falamos “dar aula”, “ministrar uma aula”, “lecionar”, estamos nos referindo à didática do professor, ou seja, ao modo de ensinar. Isso pode ser feito por meio do uso de quadro negro, livros e giz na mão, ou utilizando alguma ferramenta digital. Mas a resposta da nossa pergunta é: sim! Todas as transformações impactam a dinâmica do professor.
Essas alterações fizeram com que o professor repensasse suas aulas e buscasse novas formas de inovar a sua prática pedagógica para lidar com essa nova geração, que está imersa em tecnologia. É importante ressaltar que, para que essas mudanças de fato ocorram, todos os membros da equipe pedagógica devem se alinhar e buscar se aperfeiçoar, com cursos de formação e atualização continuada.
Bom, mas antes de falarmos um pouco mais sobre essa didática inovadora, precisamos compreender um pouco sobre nosso público-alvo.
A Educação Básica
Lembram-se que, no início, falamos que as transformações da sociedade também influenciaram a educação?
Pois é, a Base Nacional Comum Curricular é uma dessas mudanças que ocorreram na Educação.
Com a implantação da BNCC, no ano de 2018, a Educação Básica ficou constituída da seguinte forma:
- Educação Infantil:
Bebês - 0 a 1 ano e 6 meses.
Crianças bem pequenas - 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.
Crianças pequenas - 4 anos a 5 anos e 11 meses.
- Ensino Fundamental:
Anos iniciais - 1º ao 5º ano.
Anos finais - 6º ao 9º ano.
- Ensino Médio: 1º ao 3º Ano.
Cada uma dessas etapas devem organizar seu currículo escolar e as práticas pedagógicas de acordo com as 10 Competências Gerais presentes no documento, e os professores devem ministrar as suas aulas conforme as especificidades de cada etapa, respeitando as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas nos estudantes.
Para que isto ocorra, também na BNCC é destacada a importância do uso de metodologias inovadoras, do uso de ferramentas tecnológicas que venham a contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem.
Tudo isso está totalmente de acordo com a didática do professor!
Falamos em didática, que o professor deve ser inovador, utilizar ferramentas tecnológicas em suas aulas, mas, o que de fato é ter uma metodologia inovadora?
Diante de todas essas transformações e do acesso dos estudantes cada vez maior às tecnologias, o professor precisa repensar suas metodologias, ou seja, sua didática, para que as aulas tenham um caráter inovador.
A docência precisa atender às demandas da contemporaneidade, de modo a resolver os desafios atuais e promover práticas pedagógicas que estão relacionadas a esse contexto.
Assim, na sala de aula, é possível o professor apresentar uma aula inovadora, por meio de metodologias atuais, tais como:
- Abordagem da Sala de Aula invertida e Learning;
- Aprender por meio do M-learning e dos jogos digitais;
- Plataforma adaptativa;
- Instrumentos motivadores para a aprendizagem;
- Paradigma informacional;
- Aprendizagem móvel;
- Aprendizagem baseada em projetos;
- Aprendizagem baseada em problemas.
Didática: planejamento e aplicabilidade
De que forma seria feita essa organização? Você já ouviu falar de planejamento?
- Conhecer a realidade de sua turma;
- Ter visão do todo (começo, meio e fim da aula);
- Abordar o conteúdo de forma prática, para que os alunos visualizem os conceitos de forma concreta;
- Ter flexibilidade para realizar eventuais mudanças, caso seja necessário;
- Apresentar estratégias extras para serem utilizadas conforme o andamento da turma.
Desta forma, organização, preparação e aplicabilidade são elementos relevantes para que uma didática inovadora seja posta em prática pelos docentes na educação básica.
Para que o docente consiga articular todos esses elementos e ministrar aulas que sejam inovadoras, no contexto que vivenciamos, o que é necessário? Conhecer as diversas metodologias existentes? Compreender a organização da educação básica? Entender a organização e preparação das aulas?
Com o objetivo de proporcionar a compreensão da constituição da didática e elaboração de planejamentos, materiais, atividades, a partir de metodologias ativas e inovadoras para a educação básica, é que o curso de pós-graduação em Didática Inovadora na Educação Básica é ofertado, promovendo o desenvolvimento de novas habilidades e competências docentes.
Neste sentido, se você é graduado em nível superior, professor do ensino fundamental e médio, pedagogo ou até mesmo visa ingressar no campo educacional, se inscreva em nosso curso por meio do site www.universoead.com.br e desenvolva habilidades e competências docentes que possibilitem aplicar o conhecimento nas escolas de forma eficiente e significativa para os estudantes.