Educação Básica

Didática Inovadora na Educação Básica

Ao longo do tempo, podemos perceber que a sociedade vem constantemente sofrendo transformações. Estas podem acontecer no campo social, trazendo novos conceitos e valores, ou tecnológico, por meio do uso de computadores e ferramentas digitais cada vez mais rápidas e modernas, as quais podem nos deixar conectados com o mundo em apenas alguns segundos por um pequeno aparelho que cabe em nossas mãos, o smartphone.

Esse turbilhão de informações disponíveis e de fácil acesso às novas tecnologias e diversas ferramentas digitais, que acompanham inúmeros aplicativos de interação social, pesquisa e jogos, fez com que essa nova geração de crianças e adolescentes apresentasse novos comportamentos e, consequentemente, outros interesses. Assim, todas essas transformações também foram sentidas na educação, a qual precisou acompanhar o desenvolvimento social e tecnológico.

Nesse contexto, cabe questionar: estas transformações também influenciaram o modo como o professor “dá aula”?

Isso mesmo, quando falamos “dar aula”, “ministrar uma aula”, “lecionar”, estamos nos referindo à didática do professor, ou seja, ao modo de ensinar. Isso pode ser feito por meio do uso de quadro negro, livros e giz na mão, ou utilizando alguma ferramenta digital. Mas a resposta da nossa pergunta é: sim! Todas as transformações impactam a dinâmica do professor.

Essas alterações fizeram com que o professor repensasse suas aulas e buscasse novas formas de inovar a sua prática pedagógica para lidar com essa nova geração, que está imersa em tecnologia. É importante ressaltar que, para que essas mudanças de fato ocorram, todos os membros da equipe pedagógica devem se alinhar e buscar se aperfeiçoar, com cursos de formação e atualização continuada.

Bom, mas antes de falarmos um pouco mais sobre essa didática inovadora, precisamos compreender um pouco sobre nosso público-alvo.

A Educação Básica

Lembram-se que, no início, falamos que as transformações da sociedade também influenciaram a educação?

Pois é, a Base Nacional Comum Curricular é uma dessas mudanças que ocorreram na Educação.

Com a implantação da BNCC, no ano de 2018, a Educação Básica ficou constituída da seguinte forma:

  • Educação Infantil:
    Bebês - 0 a 1 ano e 6 meses.
    Crianças bem pequenas - 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.
    Crianças pequenas - 4 anos a 5 anos e 11 meses.
  • Ensino Fundamental:
    Anos iniciais - 1º ao 5º ano.
    Anos finais - 6º ao 9º ano.
  • Ensino Médio: 1º ao 3º Ano.

Cada uma dessas etapas devem organizar seu currículo escolar e as práticas pedagógicas de acordo com as 10 Competências Gerais presentes no documento, e os professores devem ministrar as suas aulas conforme as especificidades de cada etapa, respeitando as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas nos estudantes.

Para que isto ocorra, também na BNCC é destacada a importância do uso de metodologias inovadoras, do uso de ferramentas tecnológicas que venham a contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem.

Tudo isso está totalmente de acordo com a didática do professor!

Falamos em didática, que o professor deve ser inovador, utilizar ferramentas tecnológicas em suas aulas, mas, o que de fato é ter uma metodologia inovadora?

Metodologias Inovadoras

Diante de todas essas transformações e do acesso dos estudantes cada vez maior às tecnologias, o professor precisa repensar suas metodologias, ou seja, sua didática, para que as aulas tenham um caráter inovador.

A docência precisa atender às demandas da contemporaneidade, de modo a resolver os desafios atuais e promover práticas pedagógicas que estão relacionadas a esse contexto.

Assim, na sala de aula, é possível o professor apresentar uma aula inovadora, por meio de metodologias atuais, tais como:

 

  • Abordagem da Sala de Aula invertida e Learning;
  • Aprender por meio do M-learning e dos jogos digitais;
  • Plataforma adaptativa;
  • Instrumentos motivadores para a aprendizagem;
  • Paradigma informacional;
  • Aprendizagem móvel;
  • Aprendizagem baseada em projetos;
  • Aprendizagem baseada em problemas.

 

Essas metodologias possibilitam que os professores organizem aulas mais interativas, dinâmicas, ágeis, e que promovam o protagonismo e destaque dos estudantes. Afinal, já foi o tempo em que o aluno era mero espectador dos processos de aprendizagem, agora ele é um dos atores principais desse momento e precisa ser visto desta maneira pelos docentes.

Neste sentido, desenvolve-se um estudante com autonomia em seu aprendizado, com sua curiosidade estimulada, instigado a buscar novos conhecimentos, conforme seus interesses.

Além disso, por meio da construção de habilidades e conhecimentos, possibilita-se o desenvolvimento de atitudes, valores e competências que são essenciais para a formação do indivíduo.

Didática: planejamento e aplicabilidade

Mas, para inserir metodologias inovadoras nos processos de ensino, o que é necessário? Será que basta, apenas, chegar em sala de aula e apresentar essas práticas pedagógicas para garantir a aprendizagem do aluno?

Não é bem assim que acontece, já que a proposta a ser usada pelo professora, isto é, sua didática, é que impactará a eficiência de sua aula. Portanto, para que, de fato, as aulas sejam eficientes, é necessário que o professor realize toda uma organização antecedente.

De que forma seria feita essa organização? Você já ouviu falar de planejamento?

Isso mesmo, é por meio do planejamento que o professor estabelece os conteúdos, temas, objetivos, materiais, metodologias e avaliação de suas aulas.

Esse instrumento deve levar em conta, também, a faixa etária dos alunos, isto é, para os estudantes da educação básica é necessário que a organização da aula busque priorizar ações que promovam o dinamismo e expressividade dos indivíduos.

Portanto, o planejamento é um dos aliados do professor na preparação de suas aulas. Entretanto, para que a aula seja implementada de fato, é essencial que haja a aplicabilidade do que foi planejado.

Ao analisar esse contexto, é natural questionar: como saber se há aplicabilidade no que foi planejado? Há 5 atitudes que auxiliam o professor a garantir que sua aula seja aplicável. São elas:

  1. Conhecer a realidade de sua turma;
  2. Ter visão do todo (começo, meio e fim da aula);
  3. Abordar o conteúdo de forma prática, para que os alunos visualizem os conceitos de forma concreta;
  4. Ter flexibilidade para realizar eventuais mudanças, caso seja necessário;
  5. Apresentar estratégias extras para serem utilizadas conforme o andamento da turma.

Desta forma, organização, preparação e aplicabilidade são elementos relevantes para que uma didática inovadora seja posta em prática pelos docentes na educação básica.

Para que o docente consiga articular todos esses elementos e ministrar aulas que sejam inovadoras, no contexto que vivenciamos, o que é necessário? Conhecer as diversas metodologias existentes? Compreender a organização da educação básica? Entender a organização e preparação das aulas?

Com o objetivo de proporcionar a compreensão da constituição da didática e elaboração de planejamentos, materiais, atividades, a partir de metodologias ativas e inovadoras para a educação básica, é que o curso de pós-graduação em Didática Inovadora na Educação Básica é ofertado, promovendo o desenvolvimento de novas habilidades e competências docentes.

Neste sentido, se você é graduado em nível superior, professor do ensino fundamental e médio, pedagogo ou até mesmo visa ingressar no campo educacional, se inscreva em nosso curso por meio do site www.universoead.com.br e desenvolva habilidades e competências docentes que possibilitem aplicar o conhecimento nas escolas de forma eficiente e significativa para os estudantes.

 

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