Dicas para uma rotina de estudos em casa

Dicas para uma rotina de estudos em casa

Ultimamente temos feito muitas atividades a distância devido ao cenário de crise que o coronavírus trouxe para a nossa realidade. Uma dessas atividades é o estudo, que pode ser realizado de casa tranquilamente.

Contudo, estudar em casa requer com foco, além de um conjunto de regras que devem ser respeitadas para manter-se disciplinado e realizar a rotina de estudos de dentro de casa utilizando os recursos tecnológicos para essa finalidade.

Saber se organizar e ter compromisso com os estudos é uma tarefa que, se bem elaborada, pode trazer ótimos resultados para os estudantes de todos os níveis de escolaridade, mesmo que remotamente. Por isso, separamos dicas valiosas para ter um excelente rendimento ao estudar em casa. Acompanhe e confira:

Confira as nossas dicas para êxito nos estudos em casa!

O tempo é valioso em nossa sociedade, por isso, nessa condição de confinamento e isolamento social, embora seja difícil, precisamos encontrar os pontos positivos dessa crise e utiliza-los a nosso favor mediante a situação em que vivemos.

Rodrigo Santos fundador e CEO da Happy Code, escola de formação reconhecida mundialmente, traz algumas dicas com relação ao gerenciamento do tempo na rotina de estudos  durante o período em casa:

  • Aproveite o tempo não desperdiçado com o deslocamento para estudar;
  • Organize os recursos tecnológicos nos estudos para não precisar usar muitas telas ao mesmo tempo;
  • Reserve um espaço físico específico para os estudos com materiais necessários e conexão com a internet;
  • Monte uma rotina de estudos para não se perder durante as atividades;
  • Dê preferência para e-books, vídeos, áudio-livros, e leituras impressas ou em PDF.

Essas são dicas básicas relativas aos estudos a distância, um formato evidente e muito utilizado nesses tempos de pandemia do coronavírus.

É impossível ter um ensino satisfatório sem um material que viabilize a qualidade dos conteúdos de estudo ou sem uma boa conexão com a internet. Essa é umas das condições que nos faz estudar em casa com foco, afinal, é preciso ter um vasto material para ser acessado.

Com tantas incertezas no momento, a grande oportunidade que temos é investir em nós mesmos. O estudo é uma fonte segura para esse objetivo de investimento pessoal, já que que o mercado de trabalho está revendo suas direções a todo momento.

Investir em conhecimento é um grande exercício pessoal e você aproveitar o seu tempo disponível nessa quarentena para isso.

Material e tecnologias para o estudo

Os materiais são basicamente recursos tecnológicos para conexão com a internet, livros e apostilas. Hoje em dia, não para pensar em estudar sem um computador, um tablete ou um smartphone, afinal, são ferramentas ideais para uma rotina de estudos satisfatória.

As tecnologias são requisitadas para usarmos aos programas básicos que viabilizam os estudos como é o caso do pacote Office da Microsoft, que oferece vários recursos úteis ao estudo, como o Word, o Power Point, o Excel, entre outros. O Zoom para vídeos também é um recurso didático de alta performance entre inúmeras tecnologias para estudar.

No entanto, é necessário usar a tecnologia como meio e não como finalidade dos processos, principalmente quando estamos falando de educação.

Você também deve ter um local adequado para estudar em casa, já que isso também fundamental para manter o foco. Uma mesa, uma cadeira confortável, ambiente limpo e ventilado, além de estar com um aparelho eletrônico conectado para otimizar o tempo e a busca por conteúdo é o ideal.

Possuir contas de e-mail, bem como espaços de armazenamento de material na nuvem como o Dropbox ou o Google Cloud, que salvam arquivos sem necessitar de um disco rígido no computador ou o uso de pendrives também é algo a se pensar.

Como manter o foco ao estudar em casa?

Você já pensou em quanto tempo livre você tem para estudar nesta quarentena e que pode estar deixando isso de lado? O pensamento é que devemos nos manter produtivos com relação aos estudos.

Estudar em casa mantendo o foco não é uma tarefa simples. Mas, devemos buscar deixar o máximo de conhecimento possível por meio dos estudos todos os dias para não corrermos riscos de perder esse tempo precioso com outras coisas menos importantes.

Para que a rotina de estudos não caia em armadilhas, confira algumas dicas abaixo:

  • Não confunda tempo de estudo com tempo livre;
  • Confinamento não é férias;
  • Elabore uma agenda para os estudos;
  • Divida as cargas de estudo em blocos diários;
  • Mantenha a concentração no ambiente onde escolheu estudar e evite distrações.

Muitas vezes, as facilidades do lar podem nos atrapalhar, por isso, precisamos estar atentos aos limites entre descanso, lazer e produtividade. É através da tecnologia que conseguimos ter produtividade, lazer e entretenimento, porém, estar concentrado no estudo, elaborando uma agenda com anotações para o dia seguinte é fundamental.

Produtividade nos estudos em casa

Na atualidade, inclusive no ambiente empresarial, a produtividade é mais valiosa que o número de horas trabalhadas na empresa e nos estudos, isso não é diferente.

Com muitas tecnologias para estudar via internet, podemos adiantar conteúdos e dirigir nossas ações para o que realmente interessa no percurso de aprendizagem. O aluno precisa pontuar o que mais toma seu tempo nos estudos e sanar essas dificuldades visitando e revisitando materiais.

É preciso saber como estabelecer metas de evolução da aprendizagem no ambiente virtual. E também avaliar como o conteúdo foi entendido e sempre revisar o mesmo para eventuais dúvidas.

Uma dica importante é estabelecer horários para os estudos como se estivesse indo para a escola ou faculdade. Organizar o horário traz responsabilidade e te ajuda ter maior comprometimento com o aprendizado.

Outra dica importante é não deixar aplicativos de mensagens conectados, vídeos ou músicas que não tenham relação com o conteúdo ligados para não atrapalhar a concentração. Ao estudar em casa é importante ter foco redobrado na produção do conhecimento, respeitando a rotina de estudos elaborada.

E lembre-se que a tecnologia é uma grande aliada do aluno se usada de forma correta, do contrário, pode distrair sua atenção. Afinal, se nos desviarmos no oceano de possibilidades que a internet nos traz, estaremos comprometendo nossa aprendizagem.

E aí gostou das nossas dicas? Está pronto para coloca-las em prática e turbinar os seus estudos? Fique atento aos prazos e deveres para manter uma rotina de estudos em casa com a produtividade em dia!

E sempre acompanhe nosso blog para ler vários conteúdos relevantes para a sua vida, seja nos estudos ou em outros aspectos!

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Compartilhe nas suas redes sociais.