Dicas para professores presenciais

Dicas para professores presenciais manterem seus alunos estimulados e engajados

O cenário incerto dos dias atuais nos traz uma enorme preocupação com relação a continuidade e o nível de aprendizagem dos alunos nesse período de isolamento social. Todos os níveis de estudos (infantil, fundamental, médio, técnico e o ensino superior), independentemente se forem dos setores privados ou públicos, têm em comum a questão: Como os professores conseguirão manter seus alunos engajados nos estudos?

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para os professores colocarem em prática. Acompanhe e confira!

Como professores podem manter seus alunos estimulados e engajados nos estudos?

Para os professores da educação básica precisam manterem as crianças e adolescentes engajados é um pouco mais difícil, se não houver um elemento de atratividade que coloque esses alunos em uma rotina e mantenha o foco voltado aos estudos fica complicado, devido à idade dos mesmos.

O papel da tecnologia é muito importante em nosso tempo e cabe ao profissional da educação, neste caso, o professor, se adequar a essa realidade e usar os recursos tecnológicos a seu favor, já que são muitos atrativos por fazerem parte do universo dessa nova geração.

Nos níveis de educação infantil e fundamental, por se tratarem de crianças e adolescentes, o professor deve manter uma interação com certo grau de atratividade e de acordo com a idade desses alunos para mantê-los interessados nos estudos.

Em outros níveis de estudos, os alunos precisam fazer a sua parte e também se organizar. Em muitas ocasiões, esses estudantes já estão mais familiarizados com o ensino a distância, como é o caso dos adultos, em que em muitas vezes o EAD já faz parte de sua rotina de estudos.

Ao somar tempos de crise e isolamento, níveis de ensino, tecnologia e motivação para manter alunos estimulados, separamos dicas importantes para os professores aplicarem em sua rotina para, assim, apoiar e estimular seus alunos em relação aos estudos. Contudo, essa passa a ser uma atividade que exige de ambas as partes, professores e alunos estarem em sintonia.

Para auxiliar os docentes em sua jornada, traremos nesse post algumas dicas manter os alunos em atividade, usando as ferramentas e atitudes corretas para tornar os estudos em casa satisfatórios.

Confira principais dicas para os professores engajarem seus alunos nos estudos!

Certamente uma das dicas mais valiosas aos professores é entender o fato de que as coisas mudaram. O modelo tradicional do ensino presencial deve ser entendido como um modelo que, neste momento, é inviável. Portanto, são abertas novas possibilidades para dar continuidade ao ensino e os professores devem estar atentos a elas.

O fundador e CEO da Happy Code, Rodrigo Santos, explica que neste momento é preciso criar planos de ensino que estimulem e capacitem os professores a lecionarem suas aulas usando a tecnologia.

Rodrigo ainda salienta que é necessário juntar toda a equipe escolar e organizar as formas de desenvolver os conteúdos, além de haver uma ação para todos dominarem os recursos tecnológicos acessíveis. Portanto, o preparo pedagógico do professor para o ensino online é o ponto mais importante dessa jornada.

Os professores encontram uma série de programas que possam auxiliá-los na rotina dos estudos como o Microsoft Team, Hangouts do Google, o Zoom, entre outros programas que são ferramentas de streaming úteis muito úteis para o ensino a distância.

Para construir um plano de ensino envolvente, o professor precisa pensar nos alunos e também nos pais, já que nesse período muitos pais também estão também usando a tecnologia para trabalhar em casa. Então, o conteúdo pode ser planejado de modo que os pais também possam ajudar no processo de aprendizagem.

Utilizar jogos educativos, games online com finalidade pedagógica e recursos provenientes da internet e dos meios eletrônicos, por exemplo, pode ser um diferencial muito importante para que os alunos se interessem pelos estudos de forma mais ativa.

Rotina nos estudos e o ambiente dos alunos

É preciso entender que, em casa, os alunos podem facilmente perder o foco nos estudos durante as atividades escolares propostas. No ambiente escolar a finalidade é o estudo, já em casa existem realidades que concorrem com os estudos deixando, os alunos mais suscetíveis a distração.

Rodrigo salienta que os professores devem buscar conhecer as novas tecnologias, principalmente essas voltadas ao compartilhamento e produção de vídeos.

Com algumas horas de treinamento nesses programas, o que pode ser feito até mesmo via Youtube, é possível permitir aos docentes operar as ferramentas de tecnologia e lançar seus conteúdos aos alunos.

O professor precisa continuar sendo importante no processo de aprendizagem mesmo à distância, construindo conteúdo relevante para seus alunos se manterem engajados nos estudos dentro de casa.

O professor deve, inclusive, ensinar seus alunos a operar essas ferramentas para poderem acompanhar os conteúdos das aulas que lançarem nessas plataformas digitais.

Os alunos engajados e a rotina nos estudos

Manter os alunos engajados nos estudos com uma rotina regular nas atividades escolares não é uma tarefa tão simples, contudo, é possível aumentar a atratividade das aulas com um formato interativo, onde o aluno pode participar dos processos de aprendizagem para conferir o que de fato está conseguindo aprender e também identificar o que tem mais dificuldade.

Quando o conteúdo chega de forma atraente até o aluno, o mesmo consegue manter o grau de interação necessário para que consiga reter os conteúdos ensinados pelo professor. A linguagem do professor deve ser adequada ao meio pelo qual o conteúdo é ensinado, sempre pensando nos seus alunos.

Os alunos devem ter a consciência de que seu aprendizado nesse período de pandemia será disponibilizado por meio de vídeos, imagens, sons e textos escritos em PDF ou Word, o que reforça a ideia dos hipertextos para aprofundar os conhecimentos em diversas áreas do saber.

Em casa, os responsáveis por verificar o andamento das atividades são geralmente os pais ou responsáveis. Se na escola o professor pode fazer isso presencialmente, quando nos situamos na educação a distância, os pais precisam ser mais participativos e manter o compromisso com os filhos em relação aos estudos.

Horários das aulas, explicações e avaliações podem ser feitas em horário combinado com os alunos. Outras atividades são apenas dirigidas e explicadas para que possam ser realizadas e enviadas ao professor em um prazo acordado.

Essas dicas são possíveis de aplicar com facilidade na rotina de estudos, tanto para o professor, quanto para o aluno. Os docentes devem descobrir caminhos para manter os seus alunos focados nos estudos e a escolha da didática adequada em tempos tecnológicos é fundamental para que o ensino continue apesar das condições difíceis dos dias atuais.

A importância do foco nos estudos

É necessário reforçar a todos os alunos, pais e envolvidos na educação, que não se trata de um período de férias, e sim um momento de adequação a um tempo de crise, onde o confinamento domiciliar é uma ordem prudente.

Não deixar de produzir material didático é uma tarefa que cabe ao professor, já do outro lado está o aluno, que precisa entender e fazer a sua parte para a continuidade do aprendizado, para que ambos não percam tempo e o foco nos estudos.

Assim, depois que tudo voltar à normalidade, esse tempo de quarentena não será descartado, sem que haja problemas e atrasos nos planos didáticos no percurso de aprendizagem dos alunos.

Para aprender, portanto, alunos e professores devem estar em sintonia principalmente no que diz respeito aos recursos tecnológicos existentes. Trata-se de uma adaptação necessária ao cenário em que vivemos, já que é o que podemos fazer nessas condições.

Enfim, não podemos perder o foco nos estudos e nas atividades propostas para nos mantermos ativos nesse período de isolamento.  A tecnologia muda e sempre irá mudar, cabe a nós nos enquadrarmos nessa nova realidade.

Veja outros temas relacionados em nosso blog e fique por dentro de todas as novidades que lançamos aqui semanalmente!

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Compartilhe nas suas redes sociais.