Desenvolvimento Profissional

Como se destacar no mercado de trabalho atual por meio do Desenvolvimento Profissional?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Sendo assim, quem prevalece em sua zona de conforto tem menos chances de se sobressair e conquistar seus objetivos.

Quem está em busca de evolução precisa ampliar os conhecimentos e adquirir novas habilidades e competências ou aprimorar as que já possui. Dessa forma, acontece um desenvolvimento profissional, algo necessário para alcançar conquistas.

Desse modo, podemos compreender o desenvolvimento profissional como um caminho construído pelos indivíduos, que os levam a superar suas dificuldades, aperfeiçoar suas virtudes e conquistar realizações no campo profissional.

O desenvolvimento profissional deve ser o objetivo de qualquer profissional da atualidade, pois é algo essencial, tanto para quem é empregado em uma organização quanto para quem é empreendedor.

Como alcançar o Desenvolvimento Profissional?

Hoje em dia as organizações buscam profissionais com habilidades e competências necessárias para atuar no mercado de trabalho. Ou seja, pessoas que queiram se aperfeiçoar e se destacar no seu âmbito de atuação profissional.

Ok, mas como? Existem muitas formas de trilhar o caminho em busca de Desenvolvimento Profissional. Por isso, preparamos uma lista para você:

1)      Fazer uma pós-graduação

Uma das formas é realizando um curso de pós-graduação, que pode ser uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado.

Realizar uma especialização é indispensável para evoluir profissionalmente. Pois você como profissional aprofunda em seus conhecimentos, garantindo sua evolução e ascensão profissional, além dos conhecimentos técnicos que irá adquirir ao se tornar especialista.

A graduação traz uma visão generalista, por isso é importante um curso de pós-graduação, pois ele determina a área específica em que você pretende atuar. Ou seja, traz um conhecimento aprofundado sobre determinada área do seu campo de atuação. Além disso, proporciona conexões com outras pessoas – tema do próximo tópico.

2)      Networking

A palavra em inglês networking indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com alguém. Esses contatos podem gerar vagas de emprego, potenciais clientes etc. No entanto, além disso, cada contato traz novas informações, experiências e visões de mundo diferentes, o que colabora diretamente para o desenvolvimento profissional. Aproveite ao máximo os seus contatos e os valorize!

3)      Ler muito

A leitura deve ser um hábito, pois é um dos meios que mais suscita o aprendizado. Além disso, por meio da leitura é possível conhecer outras realidades, o que corrobora com o desenvolvimento profissional e pessoal.

Você pode ler livros acadêmicos, sobre pesquisas científicas de sua área de atuação, literatura, biografias e autobiografias, não importa o gênero. Uma nova janela se abre ao concluir a leitura de um livro. Pense nisso!

4)      Participar de eventos

Participar de eventos relevantes pode te proporcionar o encontro com outros profissionais (networking) e são oportunidades de aprender e se atualizar sobre assuntos de sua área de atuação. Sendo assim, quando souber de congressos e demais eventos, inscreva-se e aproveite!

5)     Realizar investimento em educação continuada

É importante que o profissional não pare de se atualizar. Investir em educação é sempre a melhor forma de se manter atualizado referente às mudanças que ocorrem no mercado. Não podemos ficar estagnados quando queremos nos desenvolver profissionalmente.

Além de que o investimento em educação agrega experiências e conhecimentos que podem se tornar o diferencial em seu currículo. Ou seja, quanto maior for a sua bagagem educacional, maior será a chance de se destacar no mercado de trabalho. Desta forma, participe de treinamentos, aprimore o conhecimento em outras línguas e realize cursos que auxiliem em sua evolução profissional.

Vimos acima as dicas para desenvolver conhecimentos no mercado de trabalho por meio do desenvolvimento profissional.

Mas, já parou para pensar em quais são as competências exigidas atualmente? Podemos mencionar algumas como, por exemplo:

Ter uma boa comunicação

O profissional deve comunicar-se de forma clara e objetiva, utilizando a linguagem de forma com que todos possam compreender, evitando possíveis conflitos. Não podemos deixar de mencionar que neste requisito você também deve considerar a empatia, flexibilidade e inteligência emocional ao dialogar com os demais colegas de trabalho.

Desenvolver o empreendedorismo

O mercado busca profissionais que possuem visão de empreendedorismo, pois para se tornar um empreendedor é necessário assumir riscos, ser criativo, ter foco e visão objetiva sobre o negócio. Além de obter um espírito estrategista e de liderança, ambos atrelados a esse perfil profissional.

Possuir habilidades de liderança

Não podemos falar de espírito empreendedor sem falar de liderança. Pois é uma das competências mais valorizadas e procuradas no mercado devido à capacidade deste profissional de lidar com conflitos e gerir pessoas. Este profissional deve direcionar a sua equipe, além de motivar a mesma garantindo resultados satisfatórios.

Buscar por inovações

As organizações estão em busca de profissionais com habilidades em desenvolver ideias inovadoras para serem aplicadas em suas empresas. Essas habilidades trazem benefícios como melhorias nos processos organizacionais, segurança, mudança de velhos hábitos, além de promover novos desafios.

Possuir ética profissional

Ao mencionar as competências necessárias acima, estamos também falando de profissionalismo. Pois, para desenvolver habilidades profissionais, somente os conhecimentos técnicos não são o suficiente. É primordial que o profissional adote um comportamento condizente com sua atuação, agindo com zelo, responsabilidade e dedicação ao desenvolver o seu trabalho.

Com a evolução tecnológica, e acesso rápido à informação, são várias as competências exigidas no mercado de trabalho, como foi demonstrado. Percebe-se que as habilidades e competências também, por isso as pessoas buscam agregar novos conhecimentos para obter uma vantagem de forma competitiva ao se destacar.

Você deve estar se perguntando, o que é vantagem competitiva?

Em resumo, a vantagem competitiva são pontos fortes de um profissional em relação ao outro, principalmente quando estamos falando de processo seletivo. Podemos mencionar algumas características que agregam essas vantagens competitivas como, por exemplo: experiência profissional, conhecimento técnico, habilidades, desenvolvimento, formação intelectual entre outras.

Ressaltando que as organizações estão reestruturando a busca em relação ao perfil profissional desejado. As características citadas como empreendedorismo, liderança, inovação são de extrema importância para esse novo contexto organizacional.

Diante destas dicas, ficou mais fácil você obter uma vaga no mercado de trabalho. É só colocar em prática para se destacar e alcançar aquela vaga desejada, ou até mesmo desenvolver novas habilidades e adquirir novos conhecimentos que agreguem a sua carreira.

Lembre-se que a busca pelo conhecimento é essencial para a sua evolução profissional. 

Se quiser ficar por dentro das técnicas e processos de evolução dentro do mercado de trabalho, conheça a nossa pós-graduação em Desenvolvimento Profissional.

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.