Como voltar ao mercado de trabalho

Como voltar ao mercado de trabalho? Dicas para conseguir um bom emprego

Em algum momento da vida, seja por uma demissão, mudança de carreira, a chegada de filhos, uma doença ou qualquer outro motivo, a maioria das pessoas se depara com este cenário: precisar voltar ao mercado de trabalho!

Isso é normal, embora envolvam questões emocionais como o medo de não encontrar o emprego certo, a insegurança das contas que precisam ser pagas e a ansiedade de pensar no que poderá vir pela frente, ainda assim, pode ser uma oportunidade de desenvolvimento de carreira. 

Ao repensar a trajetória profissional e identificar lacunas que precisam ser preenchidas, um novo curso ou uma pós-graduação podem trazer um novo olhar e dar um upgrade no currículo.

Como conseguir um bom emprego

1 - Analise o Mercado de Trabalho

Veja dentro da sua área, quais os requisitos descritos nas vagas de emprego disponíveis. Talvez você tenha se formado há um tempo e precisa dar aquela atualizada, agregar valor à sua atuação profissional e se recolocar oferecendo um diferencial. Este pode ser um momento de buscar aquela capacitação que fará diferença no seu currículo.

2- Elabore um currículo estratégico

Sair disparando currículos, sem fazer uma análise prévia sobre os requisitos de uma vaga em relação ao seu currículo pode fazer com que você perca uma oportunidade. Vale muito personalizar cada currículo, dando ênfase em suas experiências de acordo com as exigências da vaga divulgada.

Se você teve experiências específicas que se identificam mais com a proposta da vaga, é interessante que você reformule o seu currículo, dando destaque a essas habilidades e competências.

O recrutador costuma receber inúmeros currículos e muitas vezes ele procura objetivamente um candidato que se enquadre no perfil da vaga. Quando ele identifica facilmente essas habilidades, a sua chance de conseguir uma entrevista será muito maior. O currículo também precisa ser claro, bem escrito e objetivo. Isso também  revela a sua habilidade em se comunicar.

3- Mostre que você está buscando uma recolocação

Reative seus contatos e se faça presente nas redes sociais. Cadastre o seu currículo em sites de recrutamento e descubra em sua cidade quais são os sites que melhor comunicam as vagas de emprego da região.

Entre em contato com pessoas que possam te indicar ou que tenham um bom networking para te ajudar nessa empreitada. Se mostre interessado e disposto a enfrentar novos desafios. Faça uma lista de pessoas que você tenha convivido na vida profissional e entre em contato, seja pelas redes sociais ou mesmo por telefone. Isso mostra proatividade. Não saia por aí dizendo que está desempregado, mas faça com que as pessoas certas tenham conhecimento que você está buscando uma recolocação.

Uma indicação de um amigo ou ex-colega de trabalho é sempre muito bem considerado pelas empresas. Isso porque atesta que você é uma pessoa de confiança e merece credibilidade. Hoje é muito comum as empresas terem programas de incentivo para que colaboradores indiquem novos candidatos, algumas até oferecem bonificação ao funcionário que indicou, caso a vaga seja preenchida pela pessoa.

4- Prepare-se para uma entrevista

Conhece aquela frase: “A primeira impressão é a que fica”? Esta, apesar de não ser uma regra, às vezes, faz muito sentido. Por isso, é preciso estar preparado para ser entrevistado. Falar o que vier à cabeça, sem pensar estrategicamente, pode ser um tiro no pé. O recrutador avalia muito melhor um candidato que teve o cuidado de se preparar para a entrevista. Isso mostra que, além de ter um interesse genuíno pela vaga, o candidato tem atitude!

Antes de ser entrevistado, pesquise sobre a empresa, sua atuação e visualize de que forma você poderá contribuir caso seja contratado. Leia atentamente os requisitos da vaga e relacione-os com a sua experiência para que suas colocações façam sentido.

Tenha coerência na hora de se vestir, a roupa precisa ser discreta e não chamar mais atenção do que você, por isso, evite excessos. Atualmente, “bom senso” é a palavra de ordem.

5- Invista em uma pós-graduação

Atualmente, quem tem apenas uma graduação pode estar perdendo muitas oportunidades, pois como as empresas recebem muitos currículos quando anunciam uma vaga, os currículos de candidatos que possuam uma pós-graduação são analisados de forma mais atenta.

Por isso, é importante considerar iniciar uma pós-graduação para ter um currículo mais atraente para os empregadores. Mesmo candidatos que ainda não tenham concluído a sua pós-graduação, apenas de estarem cursando uma, acabam saindo na frente de quem possui apenas o Ensino Superior, afinal, as empresas quase sempre dão prioridade para quem tem um diferencial no currículo. 

Sem contar o fato de que estar cursando uma pós-graduação demonstra que o candidato não é acomodado e está em busca de adquirir mais conhecimento e evoluir na carreira, ou seja, recrutadores consideram isso como um sinal de proatividade por parte do candidato.

E se você faz parte dessa parcela da população que está buscando ter um diferencial no currículo e se destacar na carreira, chegou a hora de considerar iniciar a sua pós-graduação. Acessando o Universo EAD, você tem mais de 90 cursos de pós-graduação em 12 grandes áreas do conhecimento com mensalidades acessíveis para você escolher. Com o mercado precisando de profissionais capacitados e uma grande competitividade na hora de se candidatar para uma vaga, não dá para ficar esperando algo acontecer, é preciso ir atrás do que se quer.  Acesse aqui e encontre a pós certa para a sua carreira!

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.