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Eu tinha um negócio físico. Como vender no ambiente digital? Quais ferramentas usar?

Durante a crise da pandemia da COVID-19 o mundo todo sofreu com mudanças e fechamentos que afetaram toda a cadeia de produção e vendas no comércio tradicional. Essa situação é geral, acontece no mundo todo e em diferentes níveis.

Isso tudo está acontecendo ainda, as pessoas estão aprendendo a lidar com essa nova realidade e todos os desafios que chegaram junto com a pandemia do coronavírus.

Diante deste cenário, muitos pequenos negócios tiveram quedas significativas nos lucros, muitos fecharam as portas, outros estão analisando se continuam ou encerram suas atividades devido ao isolamento e a baixa procura nos seus negócios físicos.

A realidade é que em um ambiente onde todos estão redescobrindo maneiras de atender melhor seus clientes, as vendas nos canais digitais para os empreendedores que trabalham nesse ambiente têm crescido bastante devido ao isolamento social onde os consumidores preferem comprar e receber suas compras à distância.

Por outro lado, muitos donos de negócio não fizeram nenhuma ação digital para manter o funcionamento do seu negócio, e alguns fecharam as empresas por aguardarem uma melhora rápida e uma possível saída da pandemia e, principalmente, por não testarem um modelo de como vender no ambiente digital.

Para amenizar os efeitos da crise é preciso ação. É o momento onde empreendedorismo e tecnologia começam uma bela amizade para aqueles que não haviam unido esses elementos em benefício do próprio negócio.

O físico e o digital

Por ambiente físico entendemos um local com endereço, fachada, contato, pessoas, produtos e serviços reunidos em um local onde os consumidores vão para consumir. É o chamado comércio tradicional.

No canal tradicional:

Eu tinha um negocio fisico 1

Por ambiente digital, sabemos que uma empresa pode estar em qualquer lugar e vender para qualquer pessoa em qualquer lugar também. Os consumidores não precisam sair de casa e por meio de celulares ou computadores conectados à internet geram vendas on-line.

No canal digital:

Essas diferenças entre os modos de comercialização (físico e digital) não concorrem entre si quando o mesmo negócio utiliza esses canais.

É perfeitamente possível e indicado que os pequenos comerciantes e empresários tenham essa consciência que as vendas nos canais digitais são, hoje, uma forma de se manter ativo sem receber clientes na loja física.

Algumas diferenças entre os canais:

O cliente pode tocar e experimentar o produto

O vendedor lhe apoia o tempo todo

A comodidade é o espaço, conforto e organização da loja

A segurança é o local que produz, portas, câmeras, seguranças

Há negociação nas formas de pagamento com alguns clientes

O cliente visualiza o produto em modelos e imagens

Pode haver um vendedor no chat ou WhatsApp

A comodidade é a navegação pelo site ou canal da loja e como estão organizadas as seções

A segurança é a criptografia (site seguro), sistemas de pagamentos seguros e livres de ataque de hackers

A forma de pagamento é clara e o logista mostra as opções de pagamento no site

Ou seja, é necessário equilibrar os dois ambientes, pois existem clientes tradicionais e clientes dispostos a usar a tecnologia. São dicas de como ajustar essas duas esferas (física e digital) para, nesse momento, optar por um modo de como vender no ambiente digital.

Ferramentas digitais para vendas

Muitas empresas de tecnologia da informação oferecem inúmeros programas e plataformas para vendas on-line, ensinam como vender no ambiente digital inclusive.

Mas, nem todos os pequenos empresários podem contratar esses serviços, e isso faz com que os empreendedores precisem ser mais criativos caso queiram ver seus negócios ainda de pé.

Por sorte, existem muitas formas gratuitas de se comunicar e vender on-line. Vejamos algumas delas:

REDES SOCIAIS

As redes sociais possuem uma popularidade em nossa época indispensável a qualquer negócio.

Um logista por exemplo pode escolher alguns modelos de camisetas e fazer um combo de produtos para postar no Facebook ou Instagram para ver como as pessoas reagem por meio dos comentários.

As redes sociais podem conter muitas informações e servem para divulgar: promoções, liquidações, ofertas, formas de pagamento, descontos, oferecer cupons para quem interagir com suas publicações.

Certamente as redes sociais são muito ricas e geram vendas em todos os seguimentos. Todos os setores do mercado utilizam as redes sociais para atingir seus clientes e adquirir novos, além de promover vendas nos canais digitais e físico.

WHATSAPP

O famoso “zap” também é uma ferramenta digital para vendas muito eficiente. O programa gratuito, assim como as redes sociais aqui mencionadas, traz em um único programa: áudio, imagem, texto escrito, emoticons, vídeos e fotografias, arquivos, links e notas fiscais entre outros formatos suportados.

Imagine quantas ações podemos fazer com o WhatsApp? Existem versões pagas para anúncios em redes sociais também. No momento as dicas são para quem está com um orçamento baixo ou quase sem nenhum orçamento.

SMS

É possível também contratar por um baixo custo um serviço de SMS marketing para enviar mensagens para seus clientes, como: promoções, avisos de vencimentos, ofertas e, assim, potencializar a comunicação e relacionamento com seus clientes, já que praticamente a maioria das pessoas consumidoras possuem um celular móvel, e todo número recebe SMS.

E-MAIL MARKETING

O uso do e-mail é muito popular. Podemos usar diversas formas livres para comunicação como: Gmail, Outlook entre outros. Existem também plataformas profissionais de e-mail personalizados que dão um aspecto de profissionalismo. Estamos falando de empreendedorismo e tecnologia nos negócios.

O e-mail é um poderoso meio para enviar todo tipo de comunicação e arquivos diversos, como imagens e vídeos, links, arquivos e documentos, músicas e troca de mensagens.

Há programas de disparo de e-mail gratuitos também para testes e envios. Para quem pode pagar uma mensalidade, que dependendo do tamanho do seu negócio pode variar entre R$ 25 e 50 reais, em pacotes que atendem pequenos negócios, uma atividade com bom retorno e baixo investimento para vender on-line e se comunicar com seus clientes.

Existem pacotes maiores e mais caros também, dependendo sempre do tamanho do negócio.

As dicas são para os empreendedores nesse período de grandes dificuldades utilizarem ao máximo as versões gratuitas, principalmente os que nunca fizeram este tipo de comunicação.

Vendendo nos dois canais: físico e digital 

Para que o empreendedor tenha os dois canais à sua disposição para realizar vendas é necessário possuir uma loja on-line. Termo mais conhecido como “loja virtual” que tem crescido muito no mundo todo e no Brasil não é diferente.

Nossa dica para quem está com o orçamento apertado é usar plataformas livres. Clique aqui para conhecer mais sobre uma das empresas que oferecem os serviços de loja virtual de forma gratuita.

Um canal de vendas on-line é diferente de uma postagem na rede social. A rede chama a atenção dos consumidores, e o empreendedor usa essa publicidade para as ações na loja virtual.

A loja virtual é a maior ferramenta digital para vender mais e aumentar sua visibilidade no mercado.

Mas não para por aí. Estar de olho no grande parceiro digital de toda marca é uma tarefa obrigatória. Esse parceiro é o Google. Conheça algumas dicas da gigante dos navegadores para você empreendedor clicando aqui!

As ações feitas na loja física devem continuar. O ambiente digital não retira a visibilidade da loja física, apenas potencializa sua imagem no mercado e sua chance de sair da crise pode ser muito maior seguindo algumas dessas dicas.

Integre as redes sociais com seu site e loja on-line

Anuncie no Google sempre que puder

Analise como as pessoas estão se movimentando no seu e-commerce

Ofereça cupons de desconto, e um cadastro, para que você possa interagir com seus clientes

Organize campanhas de publicidade para chamar os clientes para sua loja física ou virtual

Busque exemplos de concorrentes seus que tiveram sucesso com algumas ações on-line

O mundo mudou, as coisas serão diferentes, mas uma certeza é que a tecnologia veio para ajudar a ampliar conexões entre empreendedores e clientes consumidores. Portanto, o empreendedor não deve se lamentar nesse momento, o caminho é longo, mas existe.

É possível uma loja tradicional se tornar lucrativa na internet, e o mesmo é possível quando uma loja que trabalha apenas de forma virtual venha a se tornar uma grande loja física. Ou seja, ao empreendedor resta colocar a mão na massa e aguardar a melhora dos resultados que certamente virão. Só precisamos nos mexer e buscar nossos clientes de volta.

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