Carreira na maternidade

Carreira e maternidade: como decidir que caminho seguir?

Conciliar a carreira na maternidade é um dos grandes desafios na vida da mulher quando os filhos nascem. É um momento repleto de incertezas, inseguranças, culpa e cansaço. 

Algumas decidem abandonar a carreira na maternidade e assumir integralmente o papel de mãe. Contudo, a maioria não tem a opção de escolha, seja porque a sua renda é parte do orçamento do lar ou mesmo fonte principal de sustento da família, precisam seguir no mercado de trabalho. Outras porque conquistaram arduamente um espaço no mercado de trabalho e não querem arriscar perdê-lo. Instabilidade nos relacionamentos também traz insegurança quanto ao futuro.

Além da questão financeira, a carreira também faz parte da construção da autoestima da mulher, pois faz parte da sua independência. Por isso, na hora de decidir qual caminho seguir é importante avaliar todos os pontos.

Devo abandonar a carreira na maternidade?

Pausar por um período ou mesmo abandonar a carreira em função dos filhos é uma decisão muito difícil e uma possibilidade restrita a poucas mulheres. 

Mas, há inúmeros relatos de mães que fizeram essa opção e acabaram desenvolvendo novas habilidades, trouxeram novas formas de atuação profissional e fontes de renda para o lar. Seja por meio do artesanato, culinária, revenda de algum produto ou prestando algum serviço, isto é, acabaram se redescobrindo em outras atividades. As mulheres têm a impressionante capacidade de se reinventarem!

Por isso, engana-se quem pensa que largar a carreira em função dos filhos é o fim da linha! Contudo, voltar ao mercado de trabalho após alguns anos é realmente muito mais desafiador, mas ainda assim é totalmente possível. Para isso, é necessário que, mesmo em casa, as mulheres não tirem os olhos do mercado, buscando acompanhar as tendências, mudanças e mantendo uma rotina de leitura e capacitações, além de estar sempre procurando novas ideias e vislumbrando novas oportunidades.

Se você é essa mulher que não tem planos de abandonar a carreira por conta dos filhos, saiba que é totalmente possível ser uma profissional de sucesso e evoluir na carreira mesmo fazendo o seu papel de mãe.

Assumindo o papel de mãe no mercado de trabalho

Como dissemos, apesar de desafiador, é possível conciliar maternidade e carreira. É evidente que isso exigirá um esforço contínuo, mas é necessário compreender que é uma fase da vida, que como todas as outras, um dia passa, os filhos crescem e tudo se resolve. Você não é a única a passar por isso, já que é fato que faz parte da vida da maioria das mulheres que decidiram ser mães.

O grande entrave nesse processo é saber lidar com as emoções, principalmente com a culpa. Hoje em dia, os psicólogos falam muito sobre “tempo de qualidade”. Isso significa que não é mais a quantidade de horas que passamos ao lado dos filhos que faz a diferença, mas o quanto você está conectado com eles no momento em que estão juntos. Esse é o ponto principal na hora de conciliar trabalho e maternidade! 

O tempo com os filhos deve ser um momento profundo de conexão, ou seja, é preciso estabelecer vínculos e cumplicidade. Isso acontece quando você adentra no mundo deles, aceitando as brincadeiras que fazem sentido para eles, oferecendo ajuda e demonstrando afetividade. Logicamente, que isso não é fácil após um dia exaustivo de trabalho, mas com organização e foco é perfeitamente possível criar formas de interação efetiva com os filhos.

Uma boa dica é aproveitar até mesmo os poucos minutos no trajeto até a escola para interagir, expressar sentimentos em gestos e palavras. O celular também pode ser um aliado, já que mensagens de carinho e preocupação durante o dia podem ajudar e são formas de demonstrar que está presente e, é claro, aproveitar ao máximo o tempo juntos nos finais de semana.

Assim a criança percebe que mesmo distante fisicamente, ela não está sozinha, desamparada. O tempo de qualidade faz ela se sentir importante, amada, acolhida. É uma meta necessária a ser cumprida no ambiente familiar. Aproveitar o tempo juntos de forma especial, reforçando sempre os laços afetivos, isto faz toda a diferença.

Como evoluir na carreira na maternidade?

Logicamente, há muitos deveres na maternidade, porém, ainda é possível buscar voos mais altos na carreira. Atualmente, a educação a distância está em alta e existem inúmeros cursos de alta qualidade disponíveis, tanto de graduação, quanto de pós-graduação. Esta modalidade de ensino vem se mostrando uma grande aliada na vida das mães atualmente, já que é possível estudar de onde e quando quiser, bastando ter um dispositivo com acesso à internet.

Há muitas mulheres que já optaram por cursar uma graduação ou uma pós para continuar a evoluir na carreira na modalidade EAD, já que podem estudar de casa, com os filhos por perto, sem precisar se locomover até um local em um horário pré-estipulado para fazer as aulas. Isso é uma das grandes vantagens dos cursos a distância e, logicamente, as mães também podem pedir aos pais (ou outra pessoa) para ficarem com os filhos enquanto elas estudam.

O currículo de quem tem uma pós-graduação é visto com outros olhos pelos recrutadores, e esta é uma excelente oportunidade para a mulher graduada que se tornou mãe recentemente a voltar para o mercado de trabalho de forma competitiva. Se você quiser pode ler nosso outro post sobre como voltar ao mercado de trabalho e usar as nossas dicas para aumentar as suas chances neste momento.

 

Se você está vivendo exatamente esta situação, acesse o Universo EAD e conheça as mais de 90 pós-graduações disponíveis em 12 áreas do conhecimento na modalidade a distância que possibilitarão que você continue investindo e agregando valor na sua carreira.

Não abandone a sua vida profissional por conta da chegada dos filhos, afinal, você só será uma mãe completa para os seus filhos se estiver feliz. Para muitas mulheres ser apenas “do lar” não é uma opção, pois amam trabalhar e estar sempre evoluindo na carreira. Faça a graduação ou pós-graduação dos seus sonhos na modalidade EAD e volte para o mercado de trabalho com tudo!

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.