auditoria

Auditoria, o que é?

Uma Auditoria é um processo de verificação dos registros financeiros e de operações de uma empresa. Ela acontece por meio de um conjunto de relatórios de todas as transações ocorridas em determinado período e divulgadas anualmente.

O resultado de uma Auditoria possibilita uma visão panorâmica da empresa. Pode ser o ponto de partida para mudanças e tomada de decisões. Funciona como um equipamento de raio X, que mostra todas as ações contábeis integradas, o que resulta em uma excelente ferramenta de gestão empresarial.

As Auditorias são elaboradas por profissionais qualificados, que se integram às Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Podem ser internas ou externas, operacionais ou contábeis.

Independentemente da área analisada, é o Auditor que verifica os sistemas de informações e os relatórios gerados pelas organizações, sendo eles fiscais, gerenciais ou contábeis, considerando as características inerentes a cada área.

Dentro dessa visão, podem existir auditorias  de qualidade, ambiental, gestão e de sistema. Desta forma, é possível garantir o controle dos processos em diversas áreas de uma empresa ou organização.

Auditoria de Qualidade

Na Auditoria da Qualidade, por exemplo, o foco está na padronização de excelência dos produtos e serviços, facilitando na identificação de problemas relacionados à inadequação de processos operacionais e produtivos. 

Funciona como uma avaliação planejada, independente da área, para verificar a eficácia dos sistemas implantados, identificação de não-conformidades, servindo como uma ferramenta de aperfeiçoamento do sistema de qualidade.

O resultado de uma Auditoria da Qualidade pode gerar maior produtividade, redução de custos, colaboradores mais qualificados e treinados, melhoria no produto, maior satisfação dos clientes e, consequentemente, o crescimento dos negócios da empresa.

Auditoria Ambiental

Na Auditoria Ambiental, busca-se detectar danos ao meio ambiente e prováveis ações indenizatórias e contingenciais. É vista como uma técnica direcionada a avaliar e acompanhar as obrigações da organização do ponto de vista sustentável. 

É um ramo da auditoria que possibilita verificar e fiscalizar se a empresa cumpre as normas estabelecidas mundialmente para poder receber certificação em diversos níveis.

Hoje, os consumidores estão cada vez mais e buscando consumir produtos de empresas que realizam ações que demonstram preocupação com o meio ambiente.

Auditoria de Gestão

A Auditoria de Gestão, por sua vez, está direcionada aos processos operacionais e administrativos que influenciarão nos resultados finais apurados pela contabilidade, originando lucros ou prejuízos ao patrimônio da empresa.

Nela, são avaliados o desempenho dos gestores e a rentabilidade das empresas,  a fim de identificar melhores práticas a serem implementadas. É possível compreender se existem recursos à disposição do gestor e se são aplicados de forma eficiente.

Auditoria de Sistemas

E na Auditoria de Sistemas, ocorre a verificação, avaliação, segurança do sigilo, manutenção e armazenamento das informações, e a confrontação entre o controle interno e o sistema informatizado. 

Verifica-se o ambiente informatizado para garantir a integridade dos dados manipulados pelo computador por meio de metodologias para controlar os procedimentos por todos aqueles que operam ou são responsáveis por equipamentos de TI na empresa.

Quais são as etapas que compõem uma auditoria?

Faz parte de uma auditoria: a prestação de contas anual de uma empresa (composta por Relatórios da Administração), Relatórios das Demonstrações Contábeis, das Notas Explicativas, Relatório de Opinião dos Auditores Independentes e do Parecer do Conselho Fiscal.

As Demonstrações Contábeis exigidas por Lei são compostas por Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido ou Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados, entre outros. Todas essas auditorias pode ser praticadas por um contador.

Se interessou pelo tema? Esta é uma breve explicação de um dos conteúdos presentes em nosso curso de pós-graduação em Auditoria, Contabilidade e Perícia Contábil. Acesse nosso site para encontrar mais informações sobre os cursos de pós-graduação oferecidos pela EAD Unicesumar.

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Banner-CTA1 843x304px
Compartilhe nas suas redes sociais.