Administração Financeira - Conheça o mercado de trabalho (1)-1

Administração Financeira: Conheça o mercado de trabalho

Saúde financeira é um requisito indispensável para o sucesso do negócio de qualquer empresa. A frase já resume o quão importante é a Administração Financeira e quão amplo é o campo de atuação desse profissional no mercado de trabalho. 

Uma boa administração financeira pode representar o sucesso, assim como a ausência e má execução dessa atividade pode resultar na decadência de um negócio.

A atividade é responsável por gerir as finanças de uma organização, com planejamento e controle visando os melhores resultados. De forma estratégica, esta administração usa adequadamente os recursos financeiros por meio de análises de dados contábeis para gerar lucratividade.

O administrador financeiro é um profissional muito requisitado e é ele o responsável que realizará o controle de concessão de crédito de forma eficiente, incluindo o planejamento, análise de investimentos e de meios viáveis para a obtenção de recursos, visando o desenvolvimento de uma empresa.

Em cenários de instabilidade econômica nacional, por ser essencial no controle dos gastos, inclusive tributos, na estruturação de estratégias financeiras e detecção de oportunidades de investimento, o profissional especializado nesta área sempre tem oportunidades de emprego, pois possui conhecimento para a tomada de decisão no ambiente corporativo, levando como base as informações do ambiente interno e externo. 

Por isso, para quem quer seguir nesta área precisa entender de financiamentos, juros, capital, mercado, economia, índices financeiros, cálculo econômico-financeiro.

Áreas de atuação do profissional de Administração Financeira

O mercado financeiro é um dos que setores que paga os maiores salários do país. Mas, para ingressar nessa fatia do mercado é preciso possuir uma formação específica que capacite o profissional a compreender e resolver os problemas da área. Muito mais do que números, quem trabalha com finanças lida com gestão de pessoas e projetos, leis, logística, cálculo, estatística e probabilidade.

Uma vantagem do profissional desta área é o imenso leque de opções ao seu dispor. É um campo amplo que exige conhecimentos muito direcionados em cada um deles, por isso, tem tantas possibilidades de atuação para oferecer.

As sete principais áreas da Administração Financeira são:

1 - Consultoria

Um profissional que dá o suporte para empresas na tomada de decisões estratégicas para alcançar os melhores resultados.

2 - Administração de Recursos Humanos

A graduação em Administração dispõe de disciplinas com foco em Recursos Humanos. O profissional pode atuar como Gestor de RH e pode cursar uma pós-graduação em gestão de pessoas.

3- Gestão financeira

É possível atuar como responsável pelo planejamento dos gastos, análises de riscos e de crédito, além da coordenação dos recursos financeiros.

4 - Logística

Embora exista um profissional específico para essa área, o administrador pode gerenciar a execução da atividade logística, ficando a cargo do profissional de Logística o planejamento e execução direta das atividades.

5 - Planejamento estratégico

Buscar um planejamento para desenvolver e trabalhar metas de forma estratégica, direcionadas a curto, médio e longo prazo. 

6 - Marketing

O administrador financeiro também possui conhecimento para aplicar estratégias de Marketing e ocupar cargos de gerenciamento na área. 

7 - Vendas

Um administrador de vendas é responsável desde o planejamento ao controle de execução e avaliação dos resultados.

Outras atribuições do profissional da área de Administração Financeira:  Controladoria, Fiscal, Tesouraria, Finanças Corporativas, Auditoria, Gestão, Análise, Projeção, Orientação, Administração de Capital, Diagnóstico, Sistemas, Fusões e Aquisições, Assessoria, entre outras.

Os cargos também são amplos e variados, desde assistente financeiro, analista, supervisor, gerente e diretor.

 

A verdade é que um profissional especializado em administração financeira é capaz de ter o controle de diversas informações estratégicas para a saúde do negócio, tais como controles de saldo do caixa, valor das contas a pagar e receber, volume de despesas fixas, controles dos estoques, de fluxo de caixa, valor patrimonial, etc. Afinal, a má administração ou a falta dela pode levar qualquer empresa do sucesso à falência. 

Para atuar na área, é necessário ter a formação em Administração, Economia ou Ciências Contábeis. Se você já tem alguma dessas formações e quer alavancar sua carreira, não perca a oportunidade de conhecer nossa pós-graduação em Administração Financeira e todas as possibilidades de atuação no mercado que ela pode te oferecer. Dê um upgrade na sua carreira e alce voos mais altos!

 

Nova call to action

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mais Posts

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.